Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OS DESAFIOS DA EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE O C NCER DE MAMA NA AMAZÔNIA
Amanda Loyse da Costa Miranda, Marilda da Costa Miranda, Pedro Vitor Rocha Vila Nova, Wanne Letícia Santos Freitas, Valéria Gabriele Caldas Nascimento, Wanderson Santiago de Azevedo Júnior, Emily Emanuele da Silva Pedrosa, Irene de Jesus Silva

Última alteração: 2022-02-23

Resumo


Apresentação: O ano de 2020 foi um ano de grandes surpresas, onde a humanidade testemunhou de perto a rápida, inesperada e crescente mudança nas relações sociais e econômicas do mundo. Devido a necessidade de isolamento e distanciamento social, a comunicação e o comportamento social dos indivíduos foram afetados, tornando-se desafiadoras. Paralelamente, essas mudanças reestruturaram a dinâmica das universidades, causando um grande impacto no “tripé” que a norteia (ensino, pesquisa e extensão), onde a extensão universitária, pelo seu caráter presencial (em locais fora da universidade) e de contato com a comunidade, foi extremamente afetada. Diante desse contexto, é notório que as universidades públicas, priorizam o ensino e a pesquisa, tendo em vista que a mesma foi deixada de lado, em detrimento a outras, durante a pandemia, mesmo estando previsto que, no mínimo, 10% da carga horária curricular de cada curso deve, obrigatoriamente, ser preenchida com atividades de extensão a partir de 2021, segundo o Ministério da Educação (MEC). Dentro do âmbito da Universidade Federal do Pará, conforme disposto no artigo 1° da Resolução CONSEP n° 3.298/2005, a Extensão Universitária é um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui num processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, e que viabiliza, através de ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Atrelado a isso, a mesma também entende que projeto de extensão (conforme inciso II, do artigo 7º, do Decreto nº 7.416 de 2010), é uma ação formalizada, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica. Dessa forma, é importante ressaltar que a extensão universitária possibilita que o corpo docente e discente tenha um contato mais próximo com a comunidade, onde o tema é articulado e contextualizado de acordo com a demanda social do território escolhido, permitindo que os alunos tenham uma visão crítica e social da importância da sua profissão e atuação profissional naquele determinado contexto. Por conta disso, a mesma deve ser priorizada, harmoniosamente, em conjunto com as outras (pesquisa e ensino). Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, onde o objetivo do presente resumo é refletir e relatar acerca dos principais desafios enfrentados pelo projeto de extensão intitulado “Tecnologias Educativas: ações no cuidar seguro para prevenção e detecção das infecções relacionadas à assistência à saúde no câncer de mama na Amazônia” durante a pandemia da COVID-19. Resultados e/ou impactos: Como o projeto em questão era realizado dentro da clínica cirúrgica de um hospital de referência em oncologia, tendo como público alvo pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, foi necessário realizar uma completa adequação das atividades e ações realizadas, por conta do grande risco de infecção aos pacientes, pois anteriormente os extensionistas realizavam ações educativas dentro das clínicas cirúrgicas. Inicialmente, o primeiro desafio encontrado foi em relação a adaptação da equipe ao uso das ferramentas online, como mídias sociais, plataformas de edição de imagem, vídeo e plataformas de teleconferências, em decorrência da suspensão dos encontros presenciais, onde houve o debate acerca do aparato tecnológico necessário para a utilização dessas tecnologias (celular, tablet, computador, dados móveis e etc), assim como foi levantado a pauta acerca da necessidade de capacitação para a utilização das mesmas. A fim de contornar essa problemática, foi idealizado e realizado pelos extensionistas um ciclo de palestras, onde cada dupla de alunos ficou responsável por explicar o funcionamento de uma plataforma para o restante da equipe, em relação ao acesso a essas tecnologias, os extensionistas tiveram o auxílio da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da disponibilização de chips com dados móveis, tablets e ajuda financeira para a compra de materiais eletrônicos, todos oferecidos pelo Programa de Inclusão Digital da UFPA em parceria com a empresa Hydro. Outro desafio, foi modificar e adaptar as atividades, que antes ocorriam dentro do hospital, para plataformas on-line, sendo o maior e mais complexo obstáculo encontrado pelos extensionistas. Após diversas reuniões com a equipe, ficou definido que seriam realizados eventos on-line e gratuitos a respeito da temática, onde seriam convidados diversos profissionais da área de oncologia para discorrer sobre o tema (câncer de mama na Amazônia). Como forma de divulgação, foi levantado que seria necessário a aproximação do projeto com as redes sociais e, consequentemente, a criação de conteúdos educativos para "alimentação" da página, onde foi escolhida a plataforma do “Instagram” como ferramenta de aproximação com a comunidade e ferramenta de divulgação, a plataforma escolhida para realizar as artes e materiais foi a “Canva”, por ser de fácil manuseio e compartilhamento entre a equipe. Atrelado a isso, o projeto contou com a ajuda e parceria de professores, egressos e residentes da UFPA, que se disponibilizaram a participar dos eventos, como convidados. No início de 2022, em decorrência da liberação dos alunos a alguns campos de prática, foram realizadas ações educativas que tratavam a respeito da prevenção do câncer de mama, em Unidades Básicas de Saúde próximas à Universidade, a fim de aproximar o projeto, novamente, com a comunidade, onde foram preparados materiais e folders educativos sobre a temática. Considerações finais: Destarte, entende-se que a pandemia gerada pela COVID-19 desencadeou inúmeras e inimagináveis situações, como o desemprego, isolamento social, desestabilização econômica, morte, problemas na saúde mental, entre outras, que surpreenderam o mundo, não se imaginando a magnitude que algo assim poderia acontecer tão rapidamente, mostrando que a tecnologia é o presente, o futuro e a nossa maior aliada. Atrelado a isso, entende-se que a extensão universitária passou por um rápido e abrupto processo de mudança e adaptação, colocando à prova a criatividade e proatividade dos extensionistas, o que permitiu que os mesmos desenvolvessem habilidades de comunicação e escrita digital. Além disso, os desafios enfrentados exigiram que houvesse um aprofundamento, por parte dos coordenadores e participantes, sobre o cenário político, econômico e social do país, fazendo-se necessária a adequação do projeto à realidade pandêmica, pois entende-se que a continuidade do mesmo, da maneira possível, durante esse período reafirma o compromisso com a sociedade, firmando os princípios éticos que norteiam os objetivos do projeto.