Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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OS DESAFIOS DA EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: REFLEXÕES ACERCA DO PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE O C NCER DE MAMA NA AMAZÔNIA
Última alteração: 2022-02-23
Resumo
Apresentação: O ano de 2020 foi um ano de grandes surpresas, onde a humanidade testemunhou de perto a rápida, inesperada e crescente mudança nas relações sociais e econômicas do mundo. Devido a necessidade de isolamento e distanciamento social, a comunicação e o comportamento social dos indivíduos foram afetados, tornando-se desafiadoras. Paralelamente, essas mudanças reestruturaram a dinâmica das universidades, causando um grande impacto no “tripé” que a norteia (ensino, pesquisa e extensão), onde a extensão universitária, pelo seu caráter presencial (em locais fora da universidade) e de contato com a comunidade, foi extremamente afetada. Diante desse contexto, é notório que as universidades públicas, priorizam o ensino e a pesquisa, tendo em vista que a mesma foi deixada de lado, em detrimento a outras, durante a pandemia, mesmo estando previsto que, no mínimo, 10% da carga horária curricular de cada curso deve, obrigatoriamente, ser preenchida com atividades de extensão a partir de 2021, segundo o Ministério da Educação (MEC). Dentro do âmbito da Universidade Federal do Pará, conforme disposto no artigo 1° da Resolução CONSEP n° 3.298/2005, a Extensão Universitária é um conjunto de atividades acadêmicas, de caráter múltiplo e flexível, que se constitui num processo educativo, cultural e científico, articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, e que viabiliza, através de ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Atrelado a isso, a mesma também entende que projeto de extensão (conforme inciso II, do artigo 7º, do Decreto nº 7.416 de 2010), é uma ação formalizada, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica. Dessa forma, é importante ressaltar que a extensão universitária possibilita que o corpo docente e discente tenha um contato mais próximo com a comunidade, onde o tema é articulado e contextualizado de acordo com a demanda social do território escolhido, permitindo que os alunos tenham uma visão crítica e social da importância da sua profissão e atuação profissional naquele determinado contexto. Por conta disso, a mesma deve ser priorizada, harmoniosamente, em conjunto com as outras (pesquisa e ensino). Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, onde o objetivo do presente resumo é refletir e relatar acerca dos principais desafios enfrentados pelo projeto de extensão intitulado “Tecnologias Educativas: ações no cuidar seguro para prevenção e detecção das infecções relacionadas à assistência à saúde no câncer de mama na Amazônia” durante a pandemia da COVID-19. Resultados e/ou impactos: Como o projeto em questão era realizado dentro da clínica cirúrgica de um hospital de referência em oncologia, tendo como público alvo pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, foi necessário realizar uma completa adequação das atividades e ações realizadas, por conta do grande risco de infecção aos pacientes, pois anteriormente os extensionistas realizavam ações educativas dentro das clínicas cirúrgicas. Inicialmente, o primeiro desafio encontrado foi em relação a adaptação da equipe ao uso das ferramentas online, como mídias sociais, plataformas de edição de imagem, vídeo e plataformas de teleconferências, em decorrência da suspensão dos encontros presenciais, onde houve o debate acerca do aparato tecnológico necessário para a utilização dessas tecnologias (celular, tablet, computador, dados móveis e etc), assim como foi levantado a pauta acerca da necessidade de capacitação para a utilização das mesmas. A fim de contornar essa problemática, foi idealizado e realizado pelos extensionistas um ciclo de palestras, onde cada dupla de alunos ficou responsável por explicar o funcionamento de uma plataforma para o restante da equipe, em relação ao acesso a essas tecnologias, os extensionistas tiveram o auxílio da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da disponibilização de chips com dados móveis, tablets e ajuda financeira para a compra de materiais eletrônicos, todos oferecidos pelo Programa de Inclusão Digital da UFPA em parceria com a empresa Hydro. Outro desafio, foi modificar e adaptar as atividades, que antes ocorriam dentro do hospital, para plataformas on-line, sendo o maior e mais complexo obstáculo encontrado pelos extensionistas. Após diversas reuniões com a equipe, ficou definido que seriam realizados eventos on-line e gratuitos a respeito da temática, onde seriam convidados diversos profissionais da área de oncologia para discorrer sobre o tema (câncer de mama na Amazônia). Como forma de divulgação, foi levantado que seria necessário a aproximação do projeto com as redes sociais e, consequentemente, a criação de conteúdos educativos para "alimentação" da página, onde foi escolhida a plataforma do “Instagram” como ferramenta de aproximação com a comunidade e ferramenta de divulgação, a plataforma escolhida para realizar as artes e materiais foi a “Canva”, por ser de fácil manuseio e compartilhamento entre a equipe. Atrelado a isso, o projeto contou com a ajuda e parceria de professores, egressos e residentes da UFPA, que se disponibilizaram a participar dos eventos, como convidados. No início de 2022, em decorrência da liberação dos alunos a alguns campos de prática, foram realizadas ações educativas que tratavam a respeito da prevenção do câncer de mama, em Unidades Básicas de Saúde próximas à Universidade, a fim de aproximar o projeto, novamente, com a comunidade, onde foram preparados materiais e folders educativos sobre a temática. Considerações finais: Destarte, entende-se que a pandemia gerada pela COVID-19 desencadeou inúmeras e inimagináveis situações, como o desemprego, isolamento social, desestabilização econômica, morte, problemas na saúde mental, entre outras, que surpreenderam o mundo, não se imaginando a magnitude que algo assim poderia acontecer tão rapidamente, mostrando que a tecnologia é o presente, o futuro e a nossa maior aliada. Atrelado a isso, entende-se que a extensão universitária passou por um rápido e abrupto processo de mudança e adaptação, colocando à prova a criatividade e proatividade dos extensionistas, o que permitiu que os mesmos desenvolvessem habilidades de comunicação e escrita digital. Além disso, os desafios enfrentados exigiram que houvesse um aprofundamento, por parte dos coordenadores e participantes, sobre o cenário político, econômico e social do país, fazendo-se necessária a adequação do projeto à realidade pandêmica, pois entende-se que a continuidade do mesmo, da maneira possível, durante esse período reafirma o compromisso com a sociedade, firmando os princípios éticos que norteiam os objetivos do projeto.