Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM MEIO À PANDEMIA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO REMOTA
Marlyara Vanessa Sampaio Marinho

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação: Com a paralisação das aulas presenciais devido à pandemia da COVID-19, a educação remota por meio das tecnologias digitais foi uma estratégia para a continuação da formação dos profissionais da saúde. Isso porque, com a alta propagação do novo coronavírus, este se tornou um problema de saúde pública a nível mundial, e as faculdades tiveram as suas atividades paralisadas. Com isso, a implementação de aulas por via digital foi utilizada, para que principalmente os acadêmicos da área da saúde continuassem no seu processo de ensino-aprendizagem. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por uma professora ao ministrar aulas remotas para turmas de graduação do curso de enfermagem, em meio a pandemia da COVID-19. Resultados e/ou impactos: Notou-se que através das aulas ministradas por tecnologias digitais haviam acadêmicos que não conseguiam frequentar as aulas assiduamente, visto que em suas residências não possuíam internet ou haviam os que tinham voltado para suas casas localizadas em comunidades ribeirinhas, e também ocorriam as dificuldades de conexão para participar.  Ainda assim, o uso do remoto por meio digital foi uma estratégia utilizada para que o conhecimento continuasse a ser propagado na formação de profissionais da saúde, meio ao isolamento social, quarentenas e lockdowns. Considerações finais: Portanto, ao mesmo tempo que a utilização de tecnologias digitais incluem, nem todos os acadêmicos conseguiram estar incluídos. Assim, a utilização de estratégias para que esses discentes possam participar do processo de aprendizado é fundamental, e deve fazer parte do planejamento do professor na educação remota.