Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PRECEPTORIA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Loyse da Costa Miranda, Marilda da Costa Miranda, Pedro Vitor Rocha Vila Nova, Wanne Letícia Santos Freitas, Valéria Gabriele Caldas Nascimento, Wanderson Santiago de Azevedo Júnior, Jhennifer Nycole Rocha da Silva, Brenda Caroline Martins da Silva

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação: A discussão a respeito da formação profissional em enfermagem tem se intensificado na última década, ocorrendo debates sobre propostas pedagógicas, processo educativo e prática profissional. A partir desse contexto, a preceptoria se destaca, pois proporciona a troca de saberes entre o preceptor e o aprendiz, constituindo a (re) construção do conhecimento. Desenvolvimento do trabalho: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na atividade de preceptoria de um programa de extensão (Multicamp Saúde- Universidade Federal do Pará em conjunto com o Ministério da Saúde), bem como ressaltar a importância da preceptoria no processo de ensino aprendizagem na atenção primária A experiência ocorreu no período do mês de março de 2020 no município de Bragança-PA onde os acadêmicos conheceram a rede de serviços de saúde do município e foram redirecionados a uma Unidade Básica de Saúde (com a supervisão de um enfermeiro designado pela secretária de saúde do município) para realizar procedimentos, consultas de enfermagem e acompanhar uma família para posteriormente criar um plano de cuidados. Resultados e/ou impactos: A experiência proporcionou vários aprendizados, onde os acadêmicos conseguiram relacionar os conteúdos teóricos à prática e correlacionar a eficácia das ações de saúde, quando utilizada a perspectiva multiprofissional. Além disso, conseguiram com a ajuda do preceptor reconhecer as principais demandas da população e a partir disso, elaborar um planejamento de ações educativas e um plano de cuidados para algumas famílias atendidas. Considerações finais: Com a experiência foi possível verificar que com a preceptoria os acadêmicos e o preceptor se mantiveram assíduos e motivados durante o período do projeto, buscando sempre conciliar conhecimentos adquiridos na academia e durante o processo com os saberes populares.