Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-08
Resumo
Apresentação: A discussão a respeito da formação profissional em enfermagem tem se intensificado na última década, ocorrendo debates sobre propostas pedagógicas, processo educativo e prática profissional. A partir desse contexto, a preceptoria se destaca, pois proporciona a troca de saberes entre o preceptor e o aprendiz, constituindo a (re) construção do conhecimento. Desenvolvimento do trabalho: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na atividade de preceptoria de um programa de extensão (Multicamp Saúde- Universidade Federal do Pará em conjunto com o Ministério da Saúde), bem como ressaltar a importância da preceptoria no processo de ensino aprendizagem na atenção primária A experiência ocorreu no período do mês de março de 2020 no município de Bragança-PA onde os acadêmicos conheceram a rede de serviços de saúde do município e foram redirecionados a uma Unidade Básica de Saúde (com a supervisão de um enfermeiro designado pela secretária de saúde do município) para realizar procedimentos, consultas de enfermagem e acompanhar uma família para posteriormente criar um plano de cuidados. Resultados e/ou impactos: A experiência proporcionou vários aprendizados, onde os acadêmicos conseguiram relacionar os conteúdos teóricos à prática e correlacionar a eficácia das ações de saúde, quando utilizada a perspectiva multiprofissional. Além disso, conseguiram com a ajuda do preceptor reconhecer as principais demandas da população e a partir disso, elaborar um planejamento de ações educativas e um plano de cuidados para algumas famílias atendidas. Considerações finais: Com a experiência foi possível verificar que com a preceptoria os acadêmicos e o preceptor se mantiveram assíduos e motivados durante o período do projeto, buscando sempre conciliar conhecimentos adquiridos na academia e durante o processo com os saberes populares.