Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Utilização da metodologia de teatro de fantoches na educação infantil sobre higiene pessoal no contexto da pandemia
Lorena Martins de Lima, Nivia Tavares Pessoa, María Wanessa Freires Rabelo, Angélica Maiara Freires Rabelo, Yasmin Santos Amaral, Gilnazia Ribeiro Santos, David Levy Melo Monteiro

Última alteração: 2022-02-23

Resumo


Apresentação:

A arte de educar vem evoluindo ao longo dos anos, contudo, facilitar o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades nos indivíduos continua sendo um processo desafiador. Pensando nisso, os educadores buscam diferentes metodologias para educar crianças e adultos. Dentre essas metodologias está o uso de fantoches que proporciona aos aprendizes a possibilidade de desenvolver interações sobre o conteúdo apresentado promovendo experiências divertidas. Este trabalho objetiva relatar a experiência da realização de uma ação multidisciplinar em um ambiente escolar de educação infantil, com finalidade de conversar sobre a higiene pessoal e sua importância no contexto da pandemia.

Desenvolvimento do trabalho:

Trata-se de um relato de experiência, referente a uma ação realizada em uma escola de educação infantil em tempo integral, durante um evento multidisciplinar organizado por um Centro Universitário na cidade de Fortaleza no dia 30 de outubro de 2021. O público alvo da ação foram crianças de 4 a 7 anos. A ação ocorreu em dois momentos, primeiramente, foi realizado um teatro de fantoches com a temática de higiene pessoal.  No segundo momento as crianças foram convidadas a participar de uma demonstração lúdica sobre a importância da higienização das mãos, utilizando pratos de plástico descartável, detergente, água e pimenta-do-reino. Cada criança recebeu um prato contendo uma mistura de água e pimenta e em seguida foi solicitado para que colocassem a ponta do dedo nesse prato. Ao fazer isso, não há movimentação da pimenta no prato. Em seguida, o dedo das crianças era impregnado com detergente e era solicitado que a criança o colocasse novamente no prato com a mistura, contudo dessa vez observa-se que a pimenta se afasta rapidamente do dedo coberto de sabão.

Resultados e/ou impactos:

Os personagens da peça eram: o Joãozinho e a Joaninha. O Joãozinho era uma criança que não realizava higiene pessoal e se recusava a utilizar corretamente a máscara. Já Joaninha realizava corretamente sua higiene pessoal e sempre usava máscaras para se proteger do coronavírus. No enredo, as duas crianças conversavam sobre tomar banho após um dia de brincadeiras, e Joãozinho dizia que não gostava de tomar banho ou lavar as mãos quando chegava em casa. Joaninha então conversa com Joãozinho e a platéia sobre a importância de adotar hábitos de higiene para evitar doenças. Em seguida ela explica como realizar a lavagem correta das mãos. Durante a peça, as crianças foram convidadas a participar e interagir com os personagens, por meio de perguntas, músicas e brincadeiras, colaborando com o desenvolvimento individual, social e cultural, demonstrando que essa forma de ensino contribui tanto para as crianças quanto para os educadores da ação.

Considerações finais:

Durante a realização da atividade observou-se a interação entre as crianças da educação infantil e nossa equipe. Através da realização da dinâmica e didática com os fantoches, percebemos que o interesse do público infantil sobre higiene pessoal, aumentou gradualmente. Foi perceptível que essa outra maneira de educação, também é essencial para o ensino e aprendizado.