Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MULTIPROFISSIONALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO MULTICAMPI SAÚDE DA CRIANÇA: Relato de experiência
Wanderson Santiago de Azevedo Junior, Natália Gaia Viana, Maria Fernanda Monteiro Favacho, Maria Eduarda de Araújo Moraes, Amanda Loyse da Costa Miranda, Valéria Gabriele Caldas Nascimento, Adriel Lucas Ribeiro Barbosa, Aline Macêdo De Queiroz

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


Apresentação:  O projeto de extensão Multicampi Saúde da Criança, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA) e ao Ministério da Saúde (MS), visa aproximar os acadêmicos de áreas da saúde, de ciências sociais e humanas, afim de aprimorar  as competências e habilidades profissionais dos discentes  matriculados a partir do terceiro semestre, estimulando a atuação multiprofissional e interprofissional entre eles, proporcionando, ao mesmo tempo, o atendimento à comunidade por meio do atendimento dentro das unidades da Atenção Básica (AB) do município onde está sendo realizado o projeto, com um enfoque especial e prioritário, na atenção integral à saúde da criança. Assim, este trabalho visa relatar a experiência de acadêmicos da UFPA dos cursos de ciências da saúde, de ciências sociais e humanas, vivenciada, durante atividades extensionistas no trabalho multi e interprofissional realizadas em um município do interior do Estado do Pará. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de acadêmicos bolsistas de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social em estágio supervisionado ofertado pelo Projeto “Multicampi Saúde da Criança” em Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Soure, localizado no estado do Pará, no mês de novembro de 2021. Participam do projeto treze acadêmicos dos cursos da saúde, de ciências sociais e humanas selecionados por edital, docentes tutores de cada área de atuação e duas docentes supervisores e preceptores – em sua maioria, enfermeiros. Todos os preceptores compunham o quadro de pessoal da secretaria municipal de saúde lotados das unidades de saúde da família, cenário onde ocorreram as atividades projeto. Os acadêmicos selecionados e disponíveis para a imersão no município, receberam bolsa de extensão do Projeto Multicampi Saúde da Criança e foram capacitados sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança - PNAISC, a triagem neonatal e a caderneta de saúde da criança do MS, o seu preenchimento correto e suas principais informações a serem coletadas e o calendário de vacinação. Posteriormente, cada supervisor, por área, apresentou aos acadêmicos o plano de trabalho que norteou a participação no projeto e o desenvolvimento das atividades específicas a fim de alcançar a integralidade do cuidado e os objetivos do projeto durante o período de trabalho nas unidades de saúde. A edição de 2021 ocorreu nas cidades Belém e Soure no Estado do Pará. Soure, lócus da experiência, pertence ao Arquipélago do Marajó. Os acadêmicos foram divididos, de forma a ter em cada grupo um de cada curso, e alocados em ESF para desenvolverem suas atividades, que consistiram em: consultas multidisciplinares, atividades de educação em saúde, visitas domiciliares, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e gestão do serviço, construção de plano de cuidados da Criança-guia acompanhada e do relatório das ações. Resultados: Durante as atividades assistenciais desenvolvidas nas unidades de saúde, os alunos foram estimulados por seus preceptpres ao trabalho multiprofissional e interprofissional e, sempre ao final do expediente eram realizadas reuniões entre as supervisoras e as equipes de cada ESF para debater as particularidades encontradas em cada localidade e os pontos positivos e negativos de cada dia, estimulando a troca de conhecimentos e saberes. Discutir o que foi importante nessa experiência pode apresentar um exemplo e depois pode trazer essa referencia. Assim, a enfermagem, como uma das áreas que compõem a equipe de saúde, desenvolve suas atribuições na atenção básica em suas diversas funções, sejam elas assistências, organizacionais, gerenciais, nas consultas de enfermagem, prescrições e transcrições de receituários, visitas domiciliares, educações em saúde, educações continuadas e permanentes, dentre outros, sempre atuando nos limites de suas competências e habilidades legais, aplicando o processo de enfermagem e a sistematização da assistência de enfermagem, sempre levando em consideração que o usuário não é apenas a sua doença/queixa, mas é um ser inserido em uma sociedade, com seus costumes, crenças e valores, neste sentido, os profissionais de enfermagem agem sempre buscando os critérios de humanização na saúde.O conceito ampliado de saúde reconhece que a saúde sofre rebatimentos que ultrapassam os aspectos biológicos, sendo atravessado por aspectos econômicos, sociais e culturais, assim, a intervenção do Serviço Social nesta atividade contribuiu dentro dos limites e da dinâmica da realidade emergida para prestar aos usuários orientações socioassistenciais, como fornecer informações e direcionamento que dizem respeito aos seus direitos, por meio das abordagens individuais e coletivas identificar os determinantes sociais, realizar visitas domiciliares, conhecer a rede de saúde social do território, contribuir com informações sociais para a equipe de trabalho e articular junto a ela ações socioeducativas de esclarecimento dos direitos dos usuários. No uso desses dispositivos, a Psicologia teve o papel de facilitar a integração dos saberes, possibilitar o apoio matricial e contribuir para a formação da equipe. Tal articulação foi possível ao ser proposta reflexão sobre as práticas cristalizadas diante do fluxo dos serviços e da dinâmica do território, que comporta sujeitos diversos e diretamente conectados com sua cultura e comunidade. Nesse sentido, os processos de saúde e doença da população de Soure estiveram relacionados com as condições do meio em que vivem e as possibilidades de transformação deste. Ao reconhecer que a promoção de saúde vai além da prescrição de medicamentos e práticas curativas, foi possível apontar para a necessidade da implicação dos profissionais de saúde na construção do bem comum, que começa desde as reuniões para estudos de caso e pode estender-se até a gestão, construção de políticas públicas, grupos de acolhimento ou assembleias. Considerações finais: A oferta de projetos por parte da universidade, como o projeto Multicampi Saúde da Criança, é de suma importância na formação de profissionais, uma vez que proporciona a integração ensino serviço, fixação do aprendizado, desenvolvimento de competência e habilidades por meio da imersão no campo de prática. Com o aprendizado vivenciado na prática multiprofissional e interprofissional, os acadêmicos desenvolvem um maior arcabouço para sua atuação profissional, neste sentido, o trabalho em equipe visa fornecer mais segurança para o desenvolvimento da assistência, resultando em um cuidado holístico e humanizado aos usuários do sistema de saúde. As atividades desenvolvidas de forma multi e interdisciplinar permitiram aproximação com um dos princípios do Sistema Único de Saúde: a integralidade, na medida em que permite, a partir dos saberes dos diversos profissionais envolvidos, ofertar os serviços buscando dar conta de múltiplos aspectos da realidade dos sujeitos que impactam sobre o processo de promoção da saúde. Através da realização de debates a respeito de cada caso, ao fim dos atendimentos, foi possível oferecer ao usuário um cuidado singular com a atenção de diferentes áreas do conhecimento e elaborar uma abordagem singular, pautada na humanização e no cuidado holístico.