Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2022-02-12
Resumo
Apresentação: A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada da comunidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser resolutiva, humanizada e estabelecer vínculo e participação coletiva. Portanto, as equipes de saúde devem estimular e empregar relação de diálogo entre os diferentes atores, com base na escolha de problemas, estabelecimento de prioridades, fixação de metas, criação de planos de cuidado, avaliação no cumprimento de metas e resolução dos problemas dos serviços de saúde. Para tanto, as tecnologias de educação em saúde, leves e/ou duras, são instrumentos fundamentais nas práticas dos profissionais da saúde, seja na produção de cuidados ou na transformação do processo de trabalho a partir de problemas e vivências do trabalhador e usuários. Desse modo, temos o objetivo de relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na criação de infográficos, no município de Belém, Pará. Desenvolvimento: a experiência envolveu seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará durante o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva sob orientação de uma docente. A atividade ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2021, em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS). Para elaboração dos infográficos, a metodologia utilizada foi o Planejamento Estratégico Situacional (PES), nas etapas: levantamento de problemas, elaboração de “Árvore de Problemas” e plano de ação. Resultados: a partir dos diálogos com enfermeiros e técnicos de enfermagem da UMS e observação dos programas de saúde, foram levantados problemas referente à Prevenção do Câncer Colo do Útero (PCCU) e ao Teste do Pezinho. Então, para organizarmos as reflexões e análises sobre os problemas, foram montadas duas Árvores de Problemas, com listagem de problemas no “caule”, as causas do problema na “raiz” e as conseqüências do problema na “copa” da árvore. Posteriormente, foram selecionados e avaliados os nós críticos e definida as intervenções sobre os problemas. As intervenções foram definidas a partir do plano de ação, que culminou na criação de dois infográficos sobre o PCCU e Teste do Pezinho. Os infográficos foram apresentados e entregues ao Enfermeiro- Responsável Técnico da UMS. Considerações finais: A elaboração dos infográficos possibilitou novas experiências e aprendizados sobre instrumentos gerenciais de planejamento no SUS, como o PES, com um olhar diferenciado sobre problemas e nós críticos na Atenção Primária à Saúde, além de oportunizar a integração ensino e serviço, sendo tecnologias educacionais que possibilitam não só repassar informações, mas práticas de educação em saúde reflexiva e crítica.