Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Grupo de Pré-Natal: a Atuação do Profissional Fisioterapeuta no processo de educação e atenção às gestantes
Amanda de Arruda Bolonheze, Daiene Aparecida Alves Mazza

Última alteração: 2019-07-26

Resumo


Apresentação: Durante o período gestacional, o corpo feminino passa por inúmeras adaptações, exigindo ajustes funcionais em resposta às alterações fisiológicas que ocorrem durante esta fase, refletindo no sistema muscular, postura, marcha, retorno venoso, entre outros. Sendo assim, a inserção do profissional fisioterapeuta na assistência pré-natal torna-se um importante aliado na promoção de saúde e prevenção de agravos durante a gestação e o trabalho de parto. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva relatar a experiência da fisioterapeuta residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica de um município do norte do Paraná no acompanhamento Pré-Natal multiprofissional realizado por uma equipe de residentes de uma Unidade Básica de Saúde.

Desenvolvimento do trabalho: O grupo de educação em saúde no pré-natal foi realizado semanalmente, antes das consultas médicas, de Pré-Natal, conduzido pela equipe de residentes em Atenção Básica, composta por profissional de educação física, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, dentista e psicólogo. A dinâmica dos encontros contemplou ações em forma de roda de conversa acerca de diversos temas pertinentes ao período gravídico, sendo que cada categoria profissional realizou a cada seis semanas, abordagens específicas do seu núcleo de saber. Deste modo, as temáticas conduzidas pela fisioterapeuta englobaram orientações quanto a posturas adotadas na realização de atividades de vida diária e durante o repouso, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento saudável do bebê, bem como prevenir lesões e a instalação de processos álgicos na gestante; orientação de alongamentos e exercícios de fortalecimento de coluna lombar, prevenindo alterações posturais permanentes e promovendo analgesia em casos de contraturas musculares, exercícios de propriocepção e fortalecimento de assoalho pélvico, buscando facilitar o trabalho de parto normal e prevenir incontinência urinária tanto na gestação quanto no puerpério;  e orientação de exercícios e posicionamentos indicados para minimizar o edema de membros inferiores.

Resultados e/ou impactos: A atuação da fisioterapeuta residente no grupo de educação em saúde do Pré-Natal da UBS teve grande importância no desenvolvimento de autonomia as gestantes orientando-as quanto às diversas modificações gravídicas, dentro de seu núcleo de conhecimento. Além disso, é importante ressaltar que a presença dos demais profissionais residentes durante as abordagens da fisioterapia promoveu um intercâmbio de vivências e conhecimentos entre os participantes, e se constituiu como uma potencial ferramenta de instrumentalização de mais gestantes e profissionais de saúde, ampliando o acesso às informações fornecidas pelo profissional fisioterapeuta.

Considerações finais: O grupo de educação em saúde no Pré-Natal, além de instrumentalizar as gestantes quanto à sua nova condição, contribuiu para o estreitamento de vínculo destas com a UBS, refletindo numa maior adesão aos serviços disponibilizados pela unidade. Além do exposto, vale ressaltar que a troca de conhecimento e experiências realizada entre os profissionais foi fundamental na transformação de um trabalho que inicialmente tinha característica multiprofissional e após alguns meses de ação passou a se aproximar do conceito da interprofissionalidade.