Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-08-01
Resumo
Apresentação: A cárie dentária é uma doença multifatorial de alta prevalência, provocada pela interação de substrato cariogênico, microrganismos e hospedeiro/dente suscetível, num determinado tempo. O processo carioso ocorre devido à desmineralização dos tecidos dentários, causada por ácidos orgânicos provenientes da fermentação bacteriana de resíduos de alimentos. Tal fermentação, está intimamente relacionada à ingestão de carboidratos na dieta, principalmente a sacarose, que é o dissacarídeo mais cariogênico e amplamente consumido pela população. É consenso que a dieta representa um fator de suma importância na etiologia da cárie, sendo relevante conhecer a alimentação dos usuários, como ferramenta de monitoramento e caracterização das práticas alimentares, visando a prevenção das doenças a eles relacionadas. Entre as ferramentas empregadas para avaliação do consumo alimentar tem-se o Recordatório Alimentar de 24 horas (R24h), onde o indivíduo relata todas as bebidas e alimentos consumidos no dia anterior. Através do R24h, é possível conhecer pontualmente os hábitos alimentares do indivíduo e traçar possíveis intervenções.
Desenvolvimento do trabalho: Este trabalho relata o caso clínico de um homem com 23 anos, atendido em Unidade Básica de Saúde do Município de Apucarana/PR que apresentava múltiplas cáries dentárias e que foi empregado o recurso do R24h para se conhecer seu hábito alimentar e relacioná-lo à condição patológica instalada. Foi realizado inicialmente o exame clínico observacional e detectadas várias cáries, a partir desse momento, foi traçado um plano de tratamento, executado em quatro atendimentos, entre os meses de junho e julho de 2019. Após a assistência odontológica reabilitadora, foi aplicado o Recordatório Alimentar de 24 horas (R24h) para avaliação da frequência de carboidratos consumidos.
Resultados e/ou impactos: Na análise do R24h do referido paciente observou-se importante presença de alimentos açucarados em todas as refeições do dia. Entre os alimentos doces, foi relatado o consumo de achocolatado, bolachas doces e chocolate, a adição de açúcar no suco e leite consumidos no dia em questão, evidenciando a relação causa-efeito do açúcar nos processos cariosos. Foi realizado o aconselhamento dietético e destacado a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, tanto na promoção da saúde bucal quanto na geral. Esta ação evidenciou a importância do trabalho multiprofissional na atenção em saúde.
Considerações finais: A atuação dos profissionais de saúde de forma multiprofissional, conhecendo e entendendo as relações entre as doenças e os hábitos adotados pelos indivíduos, permitem que sejam trabalhadas questões voltadas para a orientação, tal qual neste caso em substituir e/ou a diminuir os hábitos cariogênicos da dieta e adotar uma alimentação mais saudável, visando uma melhor condição de saúde bucal, com impacto na qualidade de vida.