Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação permanente em saúde para a terceira idade.
leticia gonçalves, Ludmila Ichioka Silgueiro, Talita Roberta Scaraboto, Viviane Michele Do Amaral, Caroline Pagani Martins, Pedro Wilson Fonseca Junior, Larissa Naiana Rauber, Sarah Beatriz Coceiro Meirelles Félix

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


A prática regular de atividade física surge no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Vista Bela – Londrina/PR. Está é uma estratégia de promoção de saúde e qualidade de vida. O intuito desse grupo de atividade física, que é aberto a toda a comunidade e a todas as faixas etárias, tendo em sua maioria idosos, tem como ministradora uma residente Multiprofissional de Saúde da Família, formada em Educação Física. Esse grupo vai além de diminuir os efeitos deletérios do sedentarismo, envelhecimento e doenças crônicas não transmissíveis, mas também aumentar a socialização da comunidade com o ambiente externo aumentando as práticas de lazer, principalmente, fornecendo educação permanente sobre diversos temas que primeiramente foram definidos a partir de uma reunião entre residente e tutor de campo, posteriormente, foram definidas pelas próprias dúvidas e curiosidades dos frequentadores do grupo.

No primeiro mês, foi definido que o matriciamento para o grupo seria sobre pressão arterial, no qual foi designada que seria adequado convidar a farmacêutica da residência, que em um contexto geral falou sobre: o que é pressão arterial, ela usou um vocabulário simples e de fácil compreensão pelos alunos. Dentro desse contexto, surgiram várias dúvidas entre os alunos, sobre: medicação, sintomas de pressão alta, diagnostico, alimentação. Logo após, ocorreu a aferição da pressão de todos os alunos do grupo de Atividade Física (AF), ademais, para aqueles que já tinham o diagnostico de hipertensão está sendo, diariamente, realizada a aferição de pressão arterial, assim como, para os outros que não tinham diagnostico e estavam com a pressão arterial elevada foram encaminhados a UBS para passarem pela avaliação do auxiliar de enfermagem, e designarem aos profissionais pertinentes. Além disso, foi perguntado sobre os seus comportamentos diários acerca do tema, e aconselhado a respeito de mudanças que são adequadas para o não desenvolvimento da doença.

No segundo mês, foi realizado o matriciamento definido pelo próprio grupo de AF com o tema: os sintomas da menopausa e como lidar com isso. Assim, foi convidada a residente de enfermagem. Durante essa conversação, que durava no máximo 15 minutos, surgiram dúvidas, principalmente, sobre os sintomas da menopausa. Ademais, foram feitos e distribuídos manuais educativos a respeito de cada assunto abordado. No próximo mês, ainda será definido o tema com os alunos.

Acredita-se que assim, as estratégias utilizadas se mostram eficazes para uma maior prevalência e aderência as práticas de AF. Pois, a participação dos residentes multiprofissionais nestes matriciamentos é fundamental para que o grupo de AF obtenha maior conhecimento para a mudança de comportamento em relação aos temas abordados, portanto, contribuindo para que haja uma melhoria na qualidade de vida deste grupo.