Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Práticas colaborativas como estratégias para otimização do atendimento ao usuário e fortalecimento de vinculo interprofissional
Wellington Pereira Lopes, Larissa Naiana Rauber, Sarah Meirelles Felix, Daniele Soares Sana, Brigida Gimenez Carvalho, Caroline Pagani Martins, Emilly Pennas Marques

Última alteração: 2019-08-01

Resumo


Com a transição demográfica no país observou-se a alteração no perfil epidemiológico ocorrendo a diminuição das doenças infecciosas e parasitárias, porém em contrapartida, devido ao processo de envelhecimento da população, com a obesidade e o sedentarismo, aumentou-se a chance de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. Tais doenças atualmente são 73.9% das causas de óbito no Brasil devido doenças cardiovasculares, cânceres, doenças respiratórias, diabetes entre outras. Estas mudanças intensificaram as demandas da população e trouxeram à tona a necessidade de se abordar métodos e estratégias que consigam suprir de forma integral e resolutiva essa nova realidade. Algumas das estratégias pertinentes são as ações interprofissionais e as práticas colaborativas. Se tratando da prática colaborativa, a mesma consiste no trabalho entre dois ou mais profissionais e usuário, buscando a promoção da vida e criando uma rede de parceria durante esse processo preservando sua autonomia de decisão. O objetivo deste trabalho é relatar as atividades de práticas colaborativas realizadas entre os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família que atuam em uma unidade de saúde situada no município de Londrina PR. As atividades de práticas colaborativas aconteceram entre os residentes do programa Saúde da Família situados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona norte no município de Londrina PR. Na prática as necessidades dos usuários são ouvidas em momentos diversos do cotidiano e posteriormente, os profissionais utilizam educação permanente para que ocorra troca de informações e sejam construídas as ações de apoio bilateral entre os membros da equipe, tornando-os mais capacitados para suprir a demanda apresentada. Tais momentos ocorrem nas interconsultas, em reuniões de equipe com participação frequente do NASF e nas reuniões gerais da unidade com espaço para educação permanente. Desta forma, por meio das práticas colaborativas foi possível diminuir a fragmentação do cuidado tornando as relações interprofissionais horizontalizadas, propiciando a criação de vinculo, ampliando a visão a respeito dos diversos núcleos profissionais, explorando as potencialidades dos diversos núcleos em prol do usuário, obtendo conhecimentos e aumentando as chances de adesão do paciente no tratamento.