Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de experiência de uma intervenção multiprofissional com crianças com fragilidades biopsicossociais.
E.N., L.S., M.A., F.R.E., M.H.O., T.K.; Costa, Almeida, Broze, Maiola, Torrecilhas, Ferreira.

Última alteração: 2019-08-10

Resumo


-Apresentação: Este relato tem como objetivo apresentar a experiência de uma equipe de residênciamultiprofissional em Atenção Básica/Programa de Saúde da Família composta por uma psicóloga, umprofissional de educação física, um cirurgião dentista, um enfermeiro, uma nutricionista e umafisioterapeuta em um projeto de atenção às crianças com fragilidades biopsicossociais. Evidenciando asintervenções realizadas com este público, em que participaram 8 crianças de 6 a 11 anos, encaminhadas àpsicóloga residente da unidade básica de saúde (UBS) por de profissionais da saúde, professores da redemunicipal de ensino, devido à comportamentos antissociais, dificuldades no convívio escolar,agressividade, problemas no contexto familiar e fragilidades emocionais.-Desenvolvimento do trabalho: No primeiro momento foi realizado reunião com os responsáveis pelascrianças com o objetivo de apresentar a proposta de intervenção e sua relevância. Foi utilizado roda deconversa e o vídeo ‘’Crianças já para fora’’ do pediatra Daniel Becker como disparador para pontuações ereflexões. Após acordo com os responsáveis, semanalmente foram abordados em rodas de conversa,temas como cooperação, violência, amizade, mentira, bullying, honestidade, vergonha e culpa, seguido deatividades físicas, lúdicas e cognitivas em equipe onde as crianças eram estimuladas a usar na prática,conceitos discutidos, visando assim, ampliar os recursos para socialização e cultura de paz. Ao final decada atividade foi solicitado para que as crianças trouxessem na semana seguinte relatos de atividadesfeitas em casa ou na escola que tivessem exercido os aprendizados adquiridos nestas atividades emequipe.-Resultados e/ou impactos: Além da evolução observada semanalmente com a percepção do convívioentre as crianças durante o grupo, ao final do projeto foi realizada uma reunião de fechamento e feedbackcom os pais, e estes relataram melhora na interação de seus filhos nas atividades com a família e tambémmencionaram a manifestação de professores de que houve melhora na socialização escolar.-Considerações finais: Evidencia-se que o planejamento e execução de atividades no formatomultidisciplinar contribui para uma atenção mais qualificada em relação às complexidades das demandas.O trabalho realizado em conjunto com a família também é algo de suma importância, ao passo que semseu apoio e engajamento os objetivos não são atingidos por completo.