Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-08-01
Resumo
Apresentação: A Estimativa Rápida Participativa (ERP) é uma ferramenta utilizada para planejamento estratégico situacional no contexto da Atenção Básica. Possibilita a análise da situação de saúde do território, considerando a perspectiva dos diferentes atores sociais envolvidos na construção da realidade local, integrando equipe de saúde e comunidade. Nosso objetivo é relatar a experiência da construção de quatro ERP no município de Londrina em diferentes localidades, nas Unidades de Saúde: Distrito São Luiz, Ouro Branco, Alvorada e Distrito Irerê.
Desenvolvimento: A ERP foi desenvolvida durante a Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, almejando conhecer melhor os territórios de atuação, bem como integrar equipe de saúde e comunidade em um objetivo comum: otimização do cuidado em saúde. Os dados foram coletados em três fontes principais: registros escritos existentes; entrevistas com informantes-chave; observação ativa da área. Foram montados questionários com base na literatura e na realidade local, envolvendo residentes, equipe de saúde e comunidade. Depois disso foram eleitos os informantes-chave da comunidade para responderem o questionário e realizadas as entrevistas.
Resultados: Nas quatros áreas envolvidas no trabalho, os principais resultados encontrados foram: grande envolvimento com a comunidade; maior conhecimento das necessidades locais; entendimento tanto da população quanto das equipes de saúde dos problemas prioritários locais; mapeamento das fortalezas e fragilidades de cada território; sentimento de união entre equipe e população, cada qual compreendendo as limitações e necessidades do outro; despertou-se o orgulho de fazer parte daquela comunidade e a vontade de mudar, melhorar e crescer: unidos.
Considerações finais: A ERP promove participação da comunidade no planejamento, facilita a intersetorialidade, gerando maior diálogo entre os envolvidos. Sendo assim, a definição de ações e estratégias para promover cuidado através da ERP é uma possibilidade interessante para as equipes de ESF e deveria ser mais difundida e executada.