Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Utilização de atividades lúdicas como estratégia para promoção de saúde em um grupo de práticas corporais: Relato de experiência.
Vinicius Santos Oliveira, Fernanda Rodrigues Maiola, Adriana Prestes Palu, Renato Divino Farias, Marta Silva Araujo, Leticia Santos Almeida, Francielle Marcelina Silva

Última alteração: 2019-07-31

Resumo


Apresentação: Segundo a Organização Mundial de Saúde a prática de atividades e exercícios físicos pode proporcionar benefícios à saúde interferindo diretamente na redução dos agravos decorrentes de doenças crônicos degenerativas que freqüentemente acometem a população idosa, além de trazer benefícios relacionados à saúde mental, impactando diretamente na qualidade de vida dessa população. As atividades físicas vinculadas às práticas lúdicas vêm contribuir de forma fundamental para a melhoria da autoestima.

Estudos apontam que tais práticas podem proporcionar vários benefícios, como trabalhar as emoções, desenvolver a afetividade, estimular a convivência, diminuir o nível de ansiedade e de angústia, exercitar as funções psíquicas e cognitivas além de funcionar como estratégia visando tornar a prática de atividade física mais prazerosa. Este trabalho relata a experiência do profissional de educação física, juntamente com participações pontuais da fisioterapeuta residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana nos encontros do grupo de práticas corporais realizados no território de uma Unidade Básica de Saúde.

Desenvolvimento do trabalho: Os encontros do grupo de práticas corporais aconteceram entre os meses de março a julho de 2019, com frequência semanal. Os participantes eram mulheres com idade entre 50 e 68 anos, moradoras do território adstrito da Unidade Básica de Saúde. .

Tais encontros eram iniciados com uma breve indagação sobre a queixa de eventuais desconfortos ou mal estar seguido de exercícios de aquecimento e alongamento, trabalhando grandes e pequenos grupamentos musculares e ao final uma pequena pausa para hidratação. Em seguida era realizada uma breve explicação sobre as atividades a serem desenvolvidas, que consistia na utilização do lúdico por meio de jogos e brincadeiras como, por exemplo, a atividade de “bola queimada”, “vôlei adaptado”, “mãe da rua da cor” e outras. Finalizando com exercícios de relaxamento e uma avaliação dos participantes sobre as atividades desenvolvidas e sugestões para futuros encontros.

Resultados e/ou impactos: A utilização de atividades lúdicas nos encontros do grupo de práticas corporais gerou maior adesão de novos usuários e manutenção dos que já participavam, visível expressão de alegria e divertimento, convivência e aumento do vínculo com os profissionais de saúde, integração e co-responsabilização na promoção da saúde e participação ativa com sugestões de atividades e brincadeiras que tiveram contato durante sua infância e que gostariam de reviver.

Considerações finais: A realização de grupo de práticas corporais para idosos pode contribuir de maneira significativa na promoção de saúde, na prevenção de agravos, na aproximação e aumento do vínculo com os profissionais de saúde e no fortalecimento do SUS, enquanto política pública que objetiva contribuir para a qualidade de vida das pessoas.