Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
GRUPO DE ARTESANATO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MULTIPROFISSIONAL.
Nathalia Assis Augusto, Diane Rorig, Estefani Nayara Barcellos, Josimar Morais, Juliana Karen Kakihata, Maria Karoline Ferreira

Última alteração: 2019-07-26

Resumo


A senescência está frequentemente relacionada com perdas de autonomia e sentimento de impotência, esses fatores podem se acentuar levando ao isolamento social do indivíduo e prejudicando a saúde mental. Estudos indicam que pessoas idosas com um maior convívio social possuem menor riscos de morbidades, declínio cognitivo e sintomas depressivos. Com isso, na terceira idade torna-se essencial a manutenção das interações sociais para a promoção de saúde mental. O presente trabalho tem como propósito relatar experiências vividas em um grupo de artesanato que se principiou em 2011 através da iniciativa da equipe de Saúde da Família (eSF) de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Apucarana-PR, com o objetivo de realizar promoção de saúde mental, pensando na necessidade dos usuários idosos. Após oito anos do seu início, o grupo continua ativo e com ótima adesão dos participantes. Os encontros acontecem semanalmente na residência de uma usuária da área de abrangência da UBS, onde são desenvolvidas atividades de desenho e pintura em guardanapos de tecido e produção de peças em tricot. Houve uma ampliação das atividades quando em 2016 ocorreu a inserção dos residentes em Saúde da Família/Atenção Básica (enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, profissional de educação física, psicóloga e dentista) nas práticas da UBS, agregando ao grupo atividade laboral, dinâmicas e educação em saúde. A principal característica do grupo é a socialização,  porém muitos benefícios que extrapolam a promoção de saúde mental foram percebidos diante desta ação, como o aprendizado adquirido através da prática do artesanato, estímulo do interesse por práticas corporais, e o fortalecimento de vínculo entre a UBS e a comunidade. Os profissionais de saúde devem estar atentos às necessidades da população pois ações de promoção de saúde possuem um grande impacto na comunidade. A atenção à saúde mental é essencial em todas as fases da vida,  principalmente em indivíduos mais vulneráveis, como os idosos.