Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Tema/Título: INTERVENÇÃO INTEPROFISSIONAL NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
renato divino farias, vinicius santos oliveira, fernanda rodrigues egydio maiola, renan garcia guilherme, ana carolina pereira dos santos, franciele marcelina silva, marta silva araujo

Última alteração: 2019-08-01

Resumo


Apresentação: Historicamente a assistência pré-natal se dá de forma uniprofissional e predominantemente clínica limitando
as orientações e promoção da saúde da gestante.
Partindo dos princípios do SUS
tem se refletido sobre a melhoria da assistência a fim de atingir o
indivíduo em sua totalidade evidenciando a necessidade do
trabalho em equipe. Este movimento tende a aumentar à resolubilidade dos serviços e a qualidade da atenção a saúde, pois amplia e melhora a comunicação entre os profissionais. Este trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade prática realizada no contexto da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. Trata-se do atendimento pré-natal realizado de forma interprofissional, entre 07/2018 a 07/2019.

 

Desenvolvimento do trabalho: Os atendimentos do pré-natal aconteciam em três momentos, sendo iniciado com a recepção da gestante e consulta de enfermagem, em seguida atendimento em grupo conduzido pela equipe de residência multiprofissional no formato de roda de conversa, os profissionais participantes eram 6: profissional de educação física, enfermeiro, dentista, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. Neste momento interprofissional eram discutidos em conjunto primeiramente algum tema pertinente ao ciclo gravídico-puerperal préviamente selecionado ou de interesse das gestantes participantes. Alguns temas trabalhados foram: sinais de alerta, emergências obstétricas, conexão com o bebê, etc. No segundo momento do encontro discutia-se em conjunto as demandas e dúvidas trazidas pelas gestantes e permitia-se um momento de troca de experiências entre as próprias gestantes. As dúvidas iam sendo  respondidas pelos profissionais de forma integrada, permitindo uma transferência tecnológica entre estes e as gestantes. Após este momento eram encaminhadas para o atendimento clínico com médico e dentista.

Resultados e/ou impactos:

Os atendimentos em grupo possibilitaram integrar saberes de diferentes núcleos profissionais, auxiliando para o cuidado integral à saúde em todo o ciclo gravídico-puerperal. Para as gestantes, a troca de experiências parece ter auxiliado no enfrentamento das dificuldades apresentadas nesse período proporcionando a compreensão das especificidades de cada fase da gestação. Além disso, o vínculo estabelecido entre as gestantes e profissionais proporcionou o entendimento do papel da equipe na educação em saúde, fortalecendo o vínculo entre gestantes e profissionais da UBS

Considerações finais:

O meio acadêmico faz-se necessário para formação de um profissional com horizontes ampliados com práticas colaborativas e a educação interprofissional. Não é esperado que este tipo de trabalho seja replicado integralmente no dia a dia do SUS, mas trata-se de uma aposta pedagógica para a formação para o trabalho no sistema, através da transferência tecnológica entre os profissionais e do trabalho integrado, para que estes tenham maior capacidade de resolutividade e para o trabalho interprofissional após a formação.,Nesse contexto ressalta-se a importância de experiência como as Residências Multiprofissionais em Saúde consideradas alternativas importantes para a formação e para o SUS.

Analisando a experiência foi possível perceber um maior vinculo das gestantes com os profissionais e uma maior possibilidade de detecção precoce de intercorrências por parte das próprias gestantes após a vivência nos atendimentos interprofissionais. Foi possível também oferecer um cuidado pré-natal menos biomédico e mais integral.