Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Reabilitando sorrisos
Vinicius Gabriel Araujo Celestrino, Adriana Prestes do Nascimento Palú, Débora Michalezyszun

Última alteração: 2019-07-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A atenção odontológica consiste em um olhar para além da doença bucal, a mesma abrange os aspectos sociais e culturais os quais o usuário está inserido, o que resulta na integralidade do atendimento; envolvendo também a reabilitação funcional e estética, trazendo importante impacto social. A Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família em Apucarana/Pr conta com cirurgiões dentistas inseridos nas equipes, participando do cuidado em saúde, possibilitando um processo de formação qualificado para o exercício profissional com visão ampliada.

OBJETIVO: Relatar uma experiência de caso, envolvendo a atenção odontológica num plano de reabilitação das condições bucais tendo em vista função e estética, com importante impacto psicológico.

DESENVOLVIMENTO E MÉTODO: O cirurgião dentista, residente do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família, inserido na equipe da UBS Takaiti Miyadi, recebeu a paciente S. A. M. P., do gênero feminino, 44 anos, que manifestou interesse em “tratamento odontológico”. Foi realizado o acolhimento, com escuta qualificada, identificando a relação da depressão com a deterioração das suas condições bucais, evidenciando o impacto das condições gerais da paciente no seu estado atual. Diante disto, com a participação ativa da paciente e dos demais profissionais do programa de residência, foi estabelecido o plano de tratamento, reabilitação e adoção de práticas de autocuidado. A reabilitação consistiu na restauração de elementos dentais, da remoção de restos radiculares, na instrução de higiene oral e adoção de hábitos saudáveis de higiene e de alimentação, no encaminhamento para atenção secundária (reabilitação protética).

RESULTADO: O impacto foi positivo na saúde geral da paciente, envolvendo a nutrição, a condição estética, a condição psicológica e a socialização da mesma. Durante este processo, ficou evidente a evolução do sentimento de satisfação, de esperança, de afloramento da autoestima e valorização do autocuidado.

CONSIDERAÇÕES: O trabalho multiprofissional, com compartilhamento de saberes, contribui para a execução de ações mais qualificadas. O envolvimento dos sujeitos/pacientes na construção do plano de tratamento e nas decisões fortalece a relação de vínculo e de responsabilidade. Sendo assim, o desenvolvimento do processo formativo dos residentes tem propiciado o rompimento de paradigmas centrados na doença, com práticas centradas no pacientes como um todo. Constituindo uma nova realidade para os profissionais e para a comunidade assistida por eles.