Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A inclusão dos profissionais fisioterapeuta e nutricionista na puericultura multiprofissional: um relato de experiência
Fernanda Rodrigues Egydio Maiola, Tatiane Kelly Ferreira, Daiane Aparecida Alves Mazza, Vinicíus Santos Oliveira, Renato Divino Farias

Última alteração: 2019-08-01

Resumo


Apresentação: A puericultura é uma forma de assistência à saúde da criança através do acompanhamento criterioso do crescimento e desenvolvimento pela equipe de saúde. Todos os profissionais da equipe de saúde podem realizar uma consulta de puericultura, pois independente de seus núcleos do conhecimento são capazes de realizar orientações no que tange ao desenvolvimento das crianças e mesmo em seus diferentes núcleos de saberes, todo profissional atua no campo da saúde pública e objetiva uma atenção básica resolutiva, humanizada, holística e que vê o indivíduo como um todo. Assim, o presente trabalho se propõe a relatar a inserção de profissionais de fisioterapia e nutrição, integrantes do Programa de residência Multiprofissional em Atenção Básica, nos atendimentos de Puericultura, a fim de aumentar a qualidade da assistência às crianças de zero a 24 meses, na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do norte do Paraná. Desenvolvimento do trabalho: Os encontros de puericultura aconteceram no período de março a dezembro de 2018, com frequência mensal, organizados conforme a faixa etária das crianças (até três meses, quatro a sete meses, e oito a 24 meses). Cada encontro era dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, os pais participavam de uma roda de conversa com abordagem de um tema de cuidado pertinente à faixa etária correspondente, mediada pela equipe de profissionais residentes, composta por cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, profissional de educação física e psicólogo. Em um segundo momento, acontecia a avaliação individual da criança em um consultório, com dois profissionais residentes distintos, sendo estes nutricionista e fisioterapeuta ou enfermeiro e profissional de educação física. Durante a avaliação compartilhada entre fisioterapeuta e nutricionista eram realizadas medidas antropométricas, tais como peso, estatura, perímetro cefálico e torácico, além da avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) através dos reflexos infantis pertinentes a cada faixa etária e orientações quanto higiene, estímulo, amamentação e possíveis que dúvidas que surgiam durante a avaliação. Resultados e/ou impactos: A inclusão de profissionais residentes fisioterapeuta e nutricionista na puericultura possibilitou a educação em saúde com participantes, proporcionando aos pais um maior esclarecimento e compreensão das especificidades de cada faixa etária. A avaliação individual da criança de forma compartilhada entre fisioterapeuta e nutricionista facilitou a troca de saberes entre estes profissionais, constituindo-se em um rico processo de aprendizagem para ambos, além de contribuir para um olhar mais ampliado para o cuidado, auxiliando para a integralidade da atenção à saúde da criança. Além disso, o vínculo que se estabeleceu entre os participantes e os profissionais de saúde favoreceu a aproximação dessas famílias com a UBS. Considerações finais: A puericultura tornou-se um espaço dinâmico para a educação em saúde. Os temas abordados em roda de conversa foram importantes para auxiliar no desenvolvimento infantil saudável. Destaca-se que a discussão de temas como alimentação infantil e DNPM foi essencial para promoção de saúde e prevenção de agravos, notado o desconhecimento dos pais em relação a tais assuntos. Além disso, a inserção de profissionais de diferentes núcleos proporcionou imensa troca de saberes, auxiliando para uma maior integralidade quando as orientações ocorriam de forma individual.