Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Da teoria à prática: atuação do dentista residente na Estratégia Saúde da Família
Débora Michalezyszun, Adriana Prestes do Nascimento Palú, Vinicius Gabriel de Araújo Celestrino

Última alteração: 2019-08-02

Resumo


Apresentação: As políticas de saúde em nosso país são traçadas com lutas e conquistas significantes para o povo brasileiro, destaca-se a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Odontologia, mesmo possuindo bases privatistas e excludentes, tem acompanhado tais transformações. Com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) a saúde pública muda a lógica dos serviços e incluiprofissionais de diversas áreas. A residência multiprofissional em saúde surge como qualificação dos profissionais para o SUS, tornando-se um fator de mudança na formação de recursos humanos para saúde com influência na assistência, no ensino e na pesquisa, ampliando o olhar dos profissionais para o cuidado com perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.

Objetivo: Evidenciar a atuação do dentista na residência multiprofissional, na perspectiva do exercício cotidiano da interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, inserido em uma equipe da Estratégia Saúde da Família.

Desenvolvimento/Métodos: Relato de experiência da cirurgiã dentista residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família junto à equipe de ESF da UBS Bolivar Pavão em Apucarana/Pr. A vivência no cenário expõe a realidade de um processo de trabalho com foco na integralidade, centrado no cuidado de pacientes pertencentes à área da atuação do ESF.

Resultado: No âmbito da clínica foram executados atendimentos e orientações, seguindo as linhas de cuidados dos diversos ciclos de vida, totalizando 328 procedimentos odontológicos em 243 pacientes, entre março a julho de 2019. Na puericultura integrada, os pais foram orientados pela equipe multiprofissional e foram acompanhadas 64 crianças. O desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE) e dos grupos terapêuticos desta ESF foram importantes ações multiprofissionais e intersetoriais com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde, inclusive saúde bucal. As palestras e rodas de conversa nos equipamentos sociais do território foram importantes estratégias que estimularam a adoção de hábitos saudáveis, autocuidado e participação ativa dos indivíduos. As demandas de atenção secundária foram encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas, vivenciando a interdisciplinaridade. O processo de trabalho envolveu o exercício permanente de compartilhar o conhecimento com os indivíduos, sejam eles pacientes, ou demais integrantes da equipe. Embora evidenciado esforço para trazer a teoria à prática, muitas dificuldades foram sentidas, tais como cultura “engessada” do processo de trabalho, pouca governabilidade local, desânimo e resistência de alguns profissionais da ESF. Percebido a necessidade de reformular a visão de alguns profissionais concernente à prestação de serviços na atenção primária, para que assim se consiga de fato concretizar alguns princípios do SUS.

Considerações: A dentista residente vem contribuindo com o serviço local, estimulando o rompimento do paradigma biologicista, focado na doença, adotando práticas com olhar ampliado, compartilhado, interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial. Consolidando ações de prevenção e promoção na rotina da atenção básica em saúde. A atuação neste cenário mostra-se importante na formação destes profissionais, bem como representa elemento propulsor para mudanças nas práticas dos profissionais estabelecidos na ESF, impactando na qualidade da atenção em saúde ofertada à população.