Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
Marta Silva Araújo, Fernanda Rodrigues Egydio Maiola, Letícia Salgado Almeida, Vinícius Santos Oliveira, Renato Farias, Isadora Ramos, Adriana Prestes Nascimento Palú

Última alteração: 2019-07-29

Resumo


Objetivos: No cuidado à saúde da criança a alimentação é um aspecto relevante para a promoção da saúde. Porém, ultrapassa o ato fisiológico sendo um elemento de integração social, influenciado pelas experiências a que são submetidas e pelos exemplos em seu círculo de convivência. Outro aspecto importante é identificar que os hábitos alimentares também podem ser influenciados por fatores como a disponibilidade dos alimentos, questões culturais, modo de vida e introdução de novos alimentos por meio da mídia, entre outros. Estimular as crianças para adotarem uma alimentação saudável é uma ferramenta de promoção à saúde e de prevenção de agravos nutricionais em decorrência das carências ou excessos de nutrientes. Nesse sentido, a escola torna-se um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades de promoção de uma alimentação saudável. Frente ao exposto, a ação executada objetivou trabalhar em uma turma de alunos de uma escola municipal a questão da alimentação saudável visando refletir em melhorias nas condições de saúde e estado nutricional.

Método: A ação ocorreu em uma escola municipal localizada no município de Apucarana/PR. A atividade correspondeu a uma das intervenções desenvolvidas por uma equipe multiprofissional de residentes do programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde composta por um nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, dentista, enfermeiro e profissional de educação física. A presente ação contemplou um dos componentes do Programa Saúde na Escola (PSE) que trata da Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção. Durante a execução da atividade foi possível trabalhar o conceito e aplicação da pirâmide alimentar, especialmente por se tratar de um instrumento de representação gráfica que facilita a visualização e possibilita abordar de forma didática hábitos alimentares saudáveis. A presente atividade ocorreu no mês de julho de 2019, participando, ao todo, 22 crianças com faixa etária entre seis e sete anos.

Resultados: A atividade permitiu trabalhar diferentes alimentos e preparações por meio dos grupos alimentares segundo a distribuição e classificação da pirâmide alimentar. Além disso, foi possível ilustrar os alimentos que devem ser consumidos diariamente e aqueles que devem ser consumidos com menor frequência objetivando assim, estimular os alunos a terem melhores escolhas alimentares. Ao mesmo tempo, expandiu o espaço de atuação da equipe de saúde, fortalecendo o vínculo com a comunidade escolar, numa perspectiva de atuação intersetorial e multiprofissional.

Conclusão: Esta experiência educativa voltada para a promoção de uma alimentação saudável utilizando como ferramenta pedagógica a pirâmide alimentar, mostrou-se uma importante estratégia, de fácil aplicação e entendimento. Por tanto, tais ações são oportunas e indicadas, trazendo experiências mais significativas quando executadas numa proposta multiprofissional e intersetorial.