Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PÚBLICO
Nathalia Vasconcelos Fracasso, Desirée Ariane Modos Figueira, Izabela Melo Garcia, Márcia Mitie Urano, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Larissa Gutierrez de Carvalho Silva, Mariana Angela Rossaneis

Última alteração: 2019-07-31

Resumo


INTRODUÇÃO: A utilização de metodologias ativas no contexto da educação permanente pode viabilizar o aprendizado significativo, partindo dos conhecimentos prévios do trabalhador, da subjetividade e da forma como cada indivíduo constrói e produz o seu próprio conhecimento para construção coletiva. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização de metodologias ativas no programa de capacitação em hospital universitário público voltado aos trabalhadores de um complexo hospitalar. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem nas capacitações de trabalhadores em diferentes áreas de atuação no hospital. RESULTADOS: Desde 2018 são promovidos em média 12 cursos anuais e as capacitações são programadas pelo departamento de recursos humanos do hospital de acordo com o levantamento de necessidades com temas que permeiam o desenvolvimento de competências interpessoais, para lidar com as relações no ambiente de trabalho e fora dele, especialmente a comunicação efetiva, o feedback, automonitoramento e autopercepção. Além dos temas referentes às habilidades sociais necessárias ao desenvolvimento individual e no trabalho são abordados aspectos de gerenciamento do tempo, postura profissional, preparação de materiais audiovisuais, saúde do trabalhador, criatividade e inovação, dentre outras temáticas. Ressalta-se que as capacitações são promovidas pela diretoria administrativa, porém, não há restrição para participação de outras diretorias, o que favorece as discussões e as atividades propostas em diferentes áreas de atuação. Em média há 30 vagas e turmas em diferentes turnos para viabilizar a participação do maior número de trabalhadores, com duração de 4 horas/aula, sendo utilizada a estratégia brainstorm para identificar o conhecimento prévio dos trabalhadores, posteriormente há a aplicação de dinâmicas de grupo, que são processadas de acordo com o objetivo inicial, além do fechamento do conteúdo com os aspectos teóricos e utilização de recursos para fixação do conteúdo, bem como a avaliação por parte do trabalhador sobre o curso ministrado. O planejamento dessas capacitações visa à promoção da continuidade do aprendizado para fortalecer não só o desempenho laboral, mas o desenvolvimento interpessoal e o trabalho em equipe para promover um ambiente favorável às discussões das necessidades desses trabalhadores, o que resulta em resultados positivos das capacitações por tornar o espaço favorável à construção do conhecimento, a fim de superar o modelo tradicional de ensino, incluindo o trabalhador para torná-lo corresponsável do seu processo de aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A incorporação das metodologias ativas no cotidiano das organizações caracteriza-se como estratégia educacional que tem como potencialidade propiciar aos trabalhadores a reflexão sobre o seu processo de trabalho atrelado à percepção de si e da convivência com o outro. As metodologias ativas podem ser aliadas na superação dos modelos tradicionais de transmissão do conhecimento, fundamentadas no processo participativo do trabalhador, para construção da aprendizagem individual, coletiva e institucional.