Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-07-31
Resumo
INTRODUÇÃO: A utilização de metodologias ativas no contexto da educação permanente pode viabilizar o aprendizado significativo, partindo dos conhecimentos prévios do trabalhador, da subjetividade e da forma como cada indivíduo constrói e produz o seu próprio conhecimento para construção coletiva. OBJETIVO: Relatar a experiência da utilização de metodologias ativas no programa de capacitação em hospital universitário público voltado aos trabalhadores de um complexo hospitalar. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem nas capacitações de trabalhadores em diferentes áreas de atuação no hospital. RESULTADOS: Desde 2018 são promovidos em média 12 cursos anuais e as capacitações são programadas pelo departamento de recursos humanos do hospital de acordo com o levantamento de necessidades com temas que permeiam o desenvolvimento de competências interpessoais, para lidar com as relações no ambiente de trabalho e fora dele, especialmente a comunicação efetiva, o feedback, automonitoramento e autopercepção. Além dos temas referentes às habilidades sociais necessárias ao desenvolvimento individual e no trabalho são abordados aspectos de gerenciamento do tempo, postura profissional, preparação de materiais audiovisuais, saúde do trabalhador, criatividade e inovação, dentre outras temáticas. Ressalta-se que as capacitações são promovidas pela diretoria administrativa, porém, não há restrição para participação de outras diretorias, o que favorece as discussões e as atividades propostas em diferentes áreas de atuação. Em média há 30 vagas e turmas em diferentes turnos para viabilizar a participação do maior número de trabalhadores, com duração de 4 horas/aula, sendo utilizada a estratégia brainstorm para identificar o conhecimento prévio dos trabalhadores, posteriormente há a aplicação de dinâmicas de grupo, que são processadas de acordo com o objetivo inicial, além do fechamento do conteúdo com os aspectos teóricos e utilização de recursos para fixação do conteúdo, bem como a avaliação por parte do trabalhador sobre o curso ministrado. O planejamento dessas capacitações visa à promoção da continuidade do aprendizado para fortalecer não só o desempenho laboral, mas o desenvolvimento interpessoal e o trabalho em equipe para promover um ambiente favorável às discussões das necessidades desses trabalhadores, o que resulta em resultados positivos das capacitações por tornar o espaço favorável à construção do conhecimento, a fim de superar o modelo tradicional de ensino, incluindo o trabalhador para torná-lo corresponsável do seu processo de aprendizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A incorporação das metodologias ativas no cotidiano das organizações caracteriza-se como estratégia educacional que tem como potencialidade propiciar aos trabalhadores a reflexão sobre o seu processo de trabalho atrelado à percepção de si e da convivência com o outro. As metodologias ativas podem ser aliadas na superação dos modelos tradicionais de transmissão do conhecimento, fundamentadas no processo participativo do trabalhador, para construção da aprendizagem individual, coletiva e institucional.