Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-11-12
Resumo
Apresentação: O Centro de Diagnose e Procedimentos realiza exames e cirurgias, que por suas características, podem provocar ansiedade nos clientes. O relato a ser apresentado tem por objetivo expor como a recepção do setor pode minimizar este sentimento.
Desenvolvimento: No setor são recebidos clientes e acompanhantes de diferentes idades, realidades e fase de tratamento com agendamento para ultrassom, endoscopia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, vasectomia, postectomia e outros procedimentos. Devido a isso, o técnico administrativo necessita ter sensibilidade para possibilitar um atendimento que acolha com simpatia, empatia, respeito, de forma organizada e responsável, no intuito de transmitir segurança, clareza, objetividade e transparência, de modo a reduzir a ansiedade nos clientes. Dentre as ações, estão receber com um “bom dia”, conferir se o nome da senha é o da pessoa que entregou, orientar o cliente a aguardar no salão para atendimento, assim como explicar e esclarecer as dúvidas, ouvir as queixas e encaminhar para a equipe de enfermagem, se necessário.
Resultado: As ações apresentadas tem proporcionado clientes mais tranquilos e esclarecidos sobre o procedimento a ser realizado, diminui o medo, ansiedade e estresse quanto ao diagnóstico em investigação e o tempo de espera para realizar o exame, além de saírem agradecidos e satisfeitos com atendimento recebido.
Considerações Finais: Considera-se, com tudo isso, a importância do profissional administrativo no setor, já que o bom atendimento ao cliente inicia-se nessa fase do primeiro contato, onde um sorriso sincero pode influenciar no procedimento a ser realizado, assim como no tratamento que se seguirá posteriormente. Acolher a ansiedade é possível? É possível, embora seja um desafio, pois o profissional precisa ter consciência e preparo para acolher esse sentimento complexo e que está cada vez mais comum nos dias de hoje.