Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Instrumentação no contexto do Centro Cirúrgico Ambulatorial
Adenicio Alves Pereira, Erica Ercilia dos Santos Garcia, Ana Paula Ribeiro

Última alteração: 2019-11-18

Resumo


Apresentação: O Centro Cirúrgico Ambulatorial do Cismepar é composto por uma equipe multiprofissional que inclui técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, e realiza vários procedimentos, porém nem todos necessitam de instrumentação, devido ao perfil das cirurgias. Este relato tem por objetivo divulgar a assistência prestada pelo técnico de enfermagem como instrumentador.

Desenvolvimento: No Cismepar, os procedimentos que necessitam de instrumentação cirúrgica são vasectomia, postectomia e cirurgias como exérese de lipomas. Sabe-se que o instrumentador cirúrgico é um profissional essencial para que o ato operatório transcorra com segurança e qualidade, porém para que isso aconteça com profissionalismo, a sua atividade inicia-se antes do procedimento com ações como verificação da quantidade de cirurgias, escolha dos materiais a serem utilizados, montagem da mesa cirúrgica conforme característica do médico, lavagem da mãos e paramentação. No transcorrer do procedimento, cabe ao instrumentador como função primordial fornecer o instrumental cirúrgico adequado ao cirurgião, e também solicitar ao circulante os materiais a serem repostos na mesa cirúrgica. No término do procedimento, ajuda-se o cirurgião na confecção do curativo, e após, é desmontado a mesa cirúrgica observando atentamente o descarte de materiais pérfuro-cortantes, seguido do envio dos instrumentais para o Centro de Materiais e Esterilização.

Resultados: As atividades realizadas pelo instrumentador tem impactado satisfatoriamente ao cirurgião e à equipe de enfermagem, devido à ética, eficiência e organização, resultando em procedimentos com mais segurança ao paciente e à equipe multiprofissional.

Considerações finais: Considerando a importância da assistência desenvolvida pelo instrumentador, este profissional é indispensável no ato cirúrgico.