Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Compras Públicas no CISMEPAR
Hugo Fernando Volpato Weigert, Orides Lopes Pinheiro, Mirian Miyuki Kamogawa Takaso, Renato Aparecido da Silva

Última alteração: 2019-11-12

Resumo


O departamento de Compras do Cismepar tem por objetivo realizar diversas pesquisas de preço de diferentes formas a fim de dar inicio a processos de licitação com um valor justo de mercado e, depois de concluído, manter contato com os fornecedores para que tudo caminhe de acordo até a chegada do produto comprado ou do serviço contratado.

Fazemos a captação de novos fornecedores em pesquisas realizadas na internet, ou pesquisas junto a licitações passadas a fim de, contatar empresas que tiveram o interesse em participar dos nossos processos anteriores. Após os orçamentos realizados junto a essas empresas, desenvolvemos pesquisas junto a banco de preços e pesquisas de preços praticados na internet para saber se os valores das cotações desenvolvidas pelos fornecedores que foram enviadas até o momento estão com os valores dentro dos praticados no mercado. Após isso, as empresas que realizam cotações com valores muito elevados, os mesmos são removidos para que o valor médio final não fique muito elevado e consequentemente fora dos praticados no mercado.

Considerando o aumento dos fornecedores que realizamos contato, os meios que acrescentamos para as pesquisas, percebemos que as médias de preços formadas estão sendo mais de acordo com os valores praticados em mercado, assim resultando em um preço final menor e consequentemente em economia dos recursos do Consórcio.

O departamento está procurando sempre se atualizar, de acordo com as sugestões do Tribunal de Contas e da Controladoria do Consórcio de como são as formas mais corretas de se formalizar uma média de valores para a compra de produtos ou serviços a fim de resultar em uma economicidade dos recursos do Consórcio.