Associação Brasileira Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Diagnose por imagem – Tecnologia x Humanização
Rosa Fagundes, Ana Paula Ribeiro

Última alteração: 2019-11-13

Resumo


Apresentação: Os exames de diagnose por imagem realizados no Centro de Diagnose e Procedimentos, no período matutino, são dupplex scan arterial e venoso, e ecocardiograma. Este relato tem por objetivo apresentar a assistência prestada pelo técnico de enfermagem ao paciente que realiza exame por imagem.

Desenvolvimento: O avanço tecnológico proporcionou a inclusão dos profissionais de enfermagem na aplicação de cuidados específicos em unidades diferenciadas como nas Unidades de Diagnóstico por Imagem; estas unidades especializadas têm como objetivo principal a realização de exames por imagem com intuito de fortalecer e auxiliar a investigação médica frente a um diagnóstico. É primordial o conhecimento da utilização e a assistência de enfermagem a ser prestada nos diferentes tipos de tecnologia, cita-se aqui nos exames por imagem, uma vez que a busca incessante pelo diagnóstico preciso têm como consequência o aumento diário do uso de novas tecnologias. Contudo, é importante ressaltar que mesmo diante da demanda de equipamentos, a saúde lida com um produto subjetivo e como tal, além do uso de materiais e equipamentos, o imprescindível é o conjunto entre o desenvolvimento de uma assistência técnica satisfatória e um atendimento humanizado. Pensando na assistência acolhedora, algumas atitudes e ações são desenvolvidas, como priorizar, dentro do possível, o atendimento ao paciente cadeirante, e explicar aos outros o motivo da antecedência do atendimento; chamar o paciente pelo nome completo e verificar se é o que consta na senha e pedido médico; explicar como será realizado o exame com fornecimento e orientação da retirada do laudo; se for idoso, é orientado junto ao acompanhante; auxiliar no preparo do exame quanto ao uso de bermuda e retirada de blusa; apoiar no posicionamento para exame, evitando a exposição desnecessária do paciente.

Resultados: A assistência humanizada relatada diminui a ansiedade nos pacientes quanto às dúvidas sobre o exame a ser realizado, organiza o atendimento, traz conforto às necessidades especiais, gerando assim, um ambiente tranquilo tanto ao paciente como a equipe multiprofissional.

Considerações finais: Apesar do progresso da  tecnologia, no âmbito da diagnose de imagens  ser necessária, torna-se essencial a assistência humanizada pelo técnico de enfermagem.