Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Técnico Administrativo no CISMEPAR – Relato de Experiências
Última alteração: 2019-11-18
Resumo
Apresentação: A função de Técnico Administrativo em um serviço público de saúde apresenta inúmeras especificidades. Em um serviço de saúde como o CISMEPAR, o técnico administrativo necessita desenvolver competências e habilidades que vão além do conceito técnico da função, uma vez que lidamos dia a dia, pessoa a pessoa com realidades diferentes e variados níveis de complexidade, que visam o atendimento integral das necessidades do usuário. Desenvolvimento do trabalho: O atendimento realizado na linha de frente, onde o técnico administrativo necessita desenvolver um papel de acolhimento, escuta qualificada, dinamismo, pro-atividade e empatia, pois lida com usuários muitas vezes fragilizados pela condição de saúde, insatisfeitos com o tempo de espera e desacreditados na realidade da saúde publica, pré julgando que serão mal atendidos. Na Unidade de Pós Atendimento, é necessário desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal, linguagem acessível aos diferentes níveis de escolaridade, a fim de transmitir ao usuário de forma clara e solícita os encaminhamentos oriundos daquele atendimento; Na Unidade de Saúde Auditiva, além do desenvolvimento das atividades de agendamento e atendimento ao publico, pude também conhecer e vivenciar o dia a dia do técnico administrativo “burocrático”, elaborando e encaminhando os relatórios de produção da unidade para o faturamento, outra atividade muito importante no contexto da saúde publica. Nas Unidades da Mama e do Útero, pude vivenciar um trabalho ainda mais qualificado e minucioso, uma vez que a proposta é trabalhar o diagnostico precoce do câncer e os encaminhamentos em menor tempo possível. Experiência esta que me permitiu trabalhar questões como a empatia, solidariedade, agilidade e comunicação sensível à realidade daquelas mulheres que ali estão. Atualmente, na Diretoria de Planejamento em Redes de Atenção a Saúde, estou tendo a oportunidade de conhecer os desafios dos gestores para implementação e manutenção de serviços de qualidade garantindo a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde – SUS. Resultados e/ou impactos: Uma das experiências que posso relatar como resultado deste trabalho foi a sensação de contentamento ao ver uma paciente que recebeu a prótese auditiva e conseguiu escutar pela primeira vez. Considerações finais: Uma atenção universal, integral, equitativa requer uma construção diária e complementar, onde cada ator é um “dente da engrenagem” que alimenta o sistema como um todo, que se desalinhada, compromete o resultado final.