Associação Brasileira Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ACOLHIMENTO CARTÃO DE VISITA AO NOSSO CONSÓRCIO
KARLA SILVA TICIANO, DENILSON UTIYAMADA, JÉSSICA ELAINE LOPES, MÁRCIA SUEMI UTYAMA

Última alteração: 2019-11-18

Resumo


Apresentação: A Unidade de Acolhimento é a porta de entrada dos usuários no Ambulatório do Cismepar como o ditado diz a primeira impressão é a que fica e trabalhamos para que ela seja a melhor possível, pois somos o cartão de visita o primeiro contato do usuário ao chegar. Anteriormente era uma recepção simples que foi passando por várias readequações aos longos dos anos até tomar o formato que é atualmente, sua função é a de acolher, recepcionar e orientar para seja realizada a gestão do cuidado integral aos pacientes que são muito diversificados tanto em faixa etária e grau de instrução onde temos que ter a sensibilidade de acolher a cada um com sua especificidade durante os diversos tipos de atendimentos realizados no consórcio visando proporcionar a diminuição da ansiedade dos nossos usuários pelo tratamento de que tanto esperam e necessitam. Desenvolvimento: Quando o usuário chega com sua guia de consulta ou exame agendado ou sem ela, simplesmente perdido sem ter certeza do que precisa ou irá fazer por ter recebido uma ligação ou vindo encaminhado de outro serviço de saúde ou simplesmente necessitando de alguma informação, solicitamos sua documentação para verificar nos sistemas Solus e Saúde Web para ver qual será seu atendimento e encaminhá-lo a unidade correspondente, e quando necessário também entramos em contato com outras diversas unidades ou prestadores que possuímos, por exemplo, Regulação, Enfermagem, Pós-Atendimento, Ouvidoria, Serviço Social, DRAS, Laboratórios entre outros para conseguirmos dar o encaminhamento correto ao usuário. Este trabalho é de extrema importância, pois é realizado com atenção, empatia e agilidade devido ao grande fluxo de atendimentos e aos horários dos profissionais médicos para que ninguém se perca e consequentemente seu atendimento, sempre ouvindo o usuário que muitas vezes chega irritado com a demora até chegar o dia da sua consulta de forma que ele se sinta seguro e tranquilo de que seu atendimento será realizado, a informação de que necessita será dada ou pelo menos terá direcionamento para isto ocorra. Resultados: Com a equipe que possuímos atualmente mesmo com uma grande demanda conseguimos gerar atendimentos com qualidade com um índice muito pequeno de intercorrências e reclamações quanto ao funcionamento desta unidade, apesar de termos que informar e tentar solucionar desvios decorrentes de outras unidades. Considerações finais: Considerando os esforços de toda a equipe em atender de melhor forma possível nossos usuários, gostaríamos de sugerir que houvesse readequações para que possamos a cada dia atender com uma maior qualidade tanto de pessoal quanto de estrutura física como quantidade de funcionários conforme a demanda, melhoria da ventilação e a implantação de um sistema que além da identificar, gerar as senhas simples de atendimento também consiga ter a diferenciação para senhas preferenciais e possa fazer a emissão de pulseiras de identificação onde facilitaria o trânsito das pessoas pelo prédio sendo mais fácil e rápido localizar para qual unidade ele deve se dirigir evitando que fiquem a deambular pelo prédio e a reestruturação do espaço físico para melhor acessibilidade a quem necessita.