Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Em que posso ajudar?
Izabel Cristina de Oliveira Nunes

Última alteração: 2019-11-25

Resumo


Apresentação:

O centro Mãe Paranaense, é uma rede de atenção à saúde e apresenta como diferencial o atendimento em equipe interdisciplinar e sua frente de ações. No âmbito da assistência especializado para riscos clínicos, orgânicos e psíquicos de gestantes e bebes na área territorial que abrange o Cismepar, trabalhamos com total dedicação e empenho no intuito de realizar os atendimentos que por seguinte, diminui o índice de mortalidade materno-infantil, principalmente nos casos onde são evitáveis, baseados em diagnósticos loco regional, no âmbito da atenção especializada ambulatorial.

Desempenho:

O Técnico de Enfermagem realiza a cardiotocografia em gestantes acima de 33 semanas, pesagem das crianças antes da consulta pediátrica e aferição de pressão arterial quando necessário. Faz também, a higienização e controle dos materiais usados em consultas, pesagem das roupas de uso ambulatorial e encaminhamento para CME. Além desses itens mecânicos, há o outro lado: o da humanização. Acolher os clientes com respeito e ética, procurando recebe-los de uma maneira acolhedora e humana, respeitando suas preocupações, medos e angústias. O trabalho não é só colocar um aparelho de cardiotoco, mas sim um cuidado especial com a mãe e o bebê, o qual é um momento único. Procuro saber se posso ajudar com as roupas que recebo de doações, onde separo e faço kit’s para entregar às mães. É gratificante ver a alegria estampada quando recebem o kit. Enquanto realiza a pesagem, a percepção do técnico ultrapassa as barreiras do trabalho mecânico de simplesmente pesar o bebê, conseguimos identificar sinais de maus tratos, assaduras, entre outros. Quando observado, sendo uma equipe de multiprofissionais, é direcionado a cada um a tarefa para ofertar um atendimento amplo, o técnico observa sinais, passa tal observação para a enfermeira que, por seguinte confirmação, passa ao médico e esse, junto a outros profissionais (psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais) chegam a resolutividade necessária.

Resultados:

Por tudo acima descrito, o intuito de realizar os atendimentos com excelência é alcançado, porque todos os profissionais trabalham em conjunto, cada um desempenhando o seu papel. A frase chave que termino esse colóquio é: Em que posso ajudar?

Considerações Finais:

Agradecimento a todos os profissionais do Mãe Paranaense envolvidos.