Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Relato de experiências de estagiários de fisioterapia no ambulatório de feridas da CISMEPAR
Última alteração: 2019-11-25
Resumo
Apresentação: As feridas constituem um sério problema de saúde pública, também conhecida como lesões por pressão, condição que ocasiona descontinuidade do tecido cutâneo. Entre os diversos tipos de lesão as mais frequentes encontradas nos serviços da rede básica de saúde são as úlceras venosas, arteriais, hipertensivas, de pressão e neurotróficas, sendo as úlceras venosas as de maior prevalência na população, seguidas pelas neurotróficas. Embora a atuação da fisioterapia não seja abordada e reconhecida com tanta frequência nessa área, sabe-se que suas intervenções podem contribuir com diversos benefícios sendo eles, melhora do processo inflamatório, redução do edema, aceleração do processo cicatricial, melhora de sensibilidade, redução de sintomas neuropáticos, entre outros citados na literatura. Desenvolvimento: Através da parceria do estágio de Saúde Coletiva do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) com o Ambulatório de feridas do CISMEPAR, foi desenvolvida junto à equipe de enfermagem uma proposta de intervenção. Em um primeiro momento a equipe de enfermagem realizava a assepsia da ferida, em seguida a equipe de fisioterapia atuava através de liberação miofascial, pompagens, mobilizações passivas e ativas. No segundo momento a equipe de enfermagem realizavam os curativos, os terapeutas prosseguiam com a intervenção através de exercícios metabólicos, fortalecimentos, orientações quanto aos cuidados e aferição dos sinais vitais. Impactos: Com a vivência adquirida durante o estágio, foi possível enriquecer os conceitos teóricos e práticos em relação aos cuidados dos pacientes com feridas, abordando-os de forma compartilhada com a equipe de enfermagem. Destaca-se nesse ambulatório o atendimento integral e humanizado. Considerações finais: O estágio de fisioterapia no Ambulatório de feridas proporcionou aos estudantes maior aproximação com o trabalho interprofissional compartilhado, em que houve trocas significativas para a formação do profissional na abordagem integral do paciente. Neste Ambulatório os profissionais acolhem bem tanto os pacientes, quanto os alunos, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem
Autor: Sueli Valotto
Co-autores:Lucas Fumegali, Rhuana Oliveira, Vinicius Rocha.