Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Regulação - Fila de espera
JHONAS EDWARDO LADEIA JANZ

Última alteração: 2019-11-25

Resumo


A Unidade regulação do CISMEPAR é o setor responsável por dar apoio e assistir os municípios e pacientes da 17º Regional de Saúde. Porém, com o envelhecimento, aumento da população e limitação do recurso na saúde pública fica cada vez mais difícil atender a todos em tempo hábil, criando, dessa maneira, alguns gargalos que acarretam tempo na fila de espera.

Para que haja humanização e equidade no atendimento, o setor regulação tem como sua principal função fazer a estratificação de risco das filas de consultas e exames ambulatórias.

A estratificação, por sua vez, tem um papel essencial que é a otimização a alocação das vagas para os pacientes que mais necessitam, garantindo assim direito do acesso prioritário ao atendimento, evitando agravamento da condição do paciente.

Através do banco de dados da fila espera é possível analisar o quadro como um todo analisando desta maneira: quantos são os pacientes; quais são as especialidades; quais municípios; qual o tempo de espera; qual o tipo estratificação; qual tipo de consulta, quais profissionais aguardam.

A partir desses dados são elaborados relatórios que são utilizados para apresentação aos conselhos de prefeitos e secretariados, possibilitando que a secretaria de saúde tenha conhecimento de quais são os serviços mais necessitados pelo seu município. Este relatório possibilita criar novos indicadores para avaliar os nós das filas de espera, podendo a partir daí, criar ações estratégicas, e planos de ação que possibilitem amenização dos problemas.

Conclui-se que a regulação tem um papel fundamental e indispensável Através do seu sistema de estratificação promove os princípios do SUS e trata seus pacientes de forma humanizada.