Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Processos de trabalho inerentes a atividade de Regulação do Acesso – Cancelamentos e Reagendamento de consultas, exames e procedimentos de Atenção Ambulatorial Especializada.
sUZANA FERREIRA MOISES

Última alteração: 2019-11-28

Resumo


Apresentação: A Unidade de Regulação pertence a Diretoria de Planejamento e Atenção em Redes de Saúde – DPARS, e tem como objetivo, garantir a equidade no acesso a atenção ambulatorial especializada, seja ela para consultas, diagnose e procedimentos, trabalhando com a estratificação de risco caso a caso. Entre as diversas atividades da Unidade, este trabalho abordara especificamente, os processos de cancelamentos e reagendamento, considerando seu impacto frente a oferta assistencial e os processos de trabalho internos do serviço. Desenvolvimento: Na Unidade de Regulação contamos com uma equipe composta por uma trabalhadora do quadro efetivo do  CISMEPAR e duas estagiárias que se dedicam exclusivamente em cuidar dos cancelamentos e reagendados. Tudo começa quando o profissional de saúde informa que não atenderá na data proposta. Os profissionais comunicam o supervisor assistencial e esse envia e-mail para a trabalhadora responsável pela atividade na unidade de regulação. A partir do recebimento do e-mail é feito o bloqueio das agendas; imprime-se a lista dos pacientes programados para a data que o profissional não atenderá e inicia-se o processo de comunicado aos agendadores dos municípios e/ou pacientes. Os avisos são feitos por contato telefônico para os pacientes de Londrina, Ibiporã e Cambé, no caso de não se conseguir contato direto com o paciente, os avisos são direcionados para as Secretarias de Saúde e Unidades Básicas de Saúde, via contato telefônico e/ou e-mail. Os demais municípios os avisos são feitos por telefone, e-mail e spark (sistema de comunicação por mensagem instantânea). Após todos os pacientes comunicados é encaminhada uma cópia do relatório de cancelamento a Unidade de Acolhimento para ciência. Os pacientes são reagendados de acordo com a orientação do profissional que poderá solicitar que sejam distribuídos nos próximos atendimentos ou agendar em uma única data. Conclui-se o trabalho arquivando a lista em ordem de especialidade possibilitando o acesso fácil caso seja necessário rever alguma informação anotada. Resultados e/ou impactos: O resultado é que os pacientes sendo avisados sobre o cancelamento previamente, evitamos que compareçam ao serviço de saúde sem necessidade. O impacto pode ser negativo se o paciente não for comunicado causando insatisfação e outros transtornos na vida do usuário e desgaste da equipe que terá que gerenciar uma situação de conflito, frente às outras tantas demandas do dia a dia. Porém, se o oposto acontecer terá impacto positivo, uma vez que o paciente informado previamente, não precisará alterar sua rotina. Considerações finais. Percebemos neste relato a necessidade de que todos os envolvidos estejam cientes da importância de um processo de trabalho bem elaborado, pois a falha em alguma das etapas reflete na vida de muitas pessoas.