Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RADIO COMUNITÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM TERRITÓRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE.
João Neto, josevan Souza SIlva, Vanessa Lopes do Nascimento, Camila Soares de Carvalho, Keldiane Oliveira de Souza, Jailma Santos Monteiro, Elaine Judite de Amorim Carvalho, Márcia Maria Dantas Cabral de Melo

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


Apresenta-se relato de ação no campo da educação popular em saúde(EPS) integrada as ações do projeto de extensão Promoção de Saúde(PS) Bucal Escolar do Adolescente: abordagem integrada na ABS do Recife, com finalidade de qualificação das ações de promoção da saúde bucal escolar adolescente vivenciadas pelas equipes de saúde bucal(ESB) do DS IV-Recife e um coletivo de alunos e professores da UFPE. Assim, objetiva-se apresentar o plano de ação em EPS para a Rádio Comunitária Aconchego do Serviço Integrado de Saúde(SIS – UFPE), localizado no território da ABS, onde o projeto atua. Os Participantes: coletivo e profissionais do SIS. Público alvo: usuários do SIS, comunidade escolar e de abrangência da Radio. I. Fase preparatória e diagnóstico participativo: contato com sis e coleta de informações sobre a comunidade de abrangência da Radio/SIS; pesquisar temas de interesse com usuários SIS (questionário); análise dos dados co equipe da radio, comunidade, escola e gestão sis. II. Fase de planejamento e implementação da ação: definir as temáticas; definir calendários das atividades dos membros; avaliação processual da programação na radio com os atores. A fase Preparatória foi parcialmente cumprida. A proposta obteve aceitação da comunidade escolar e da Radio SIS. A caracterização da comunidade indicou que: 5 bairros do DS IV e em torno de 5000 pessoas são alcançados com a difusão da Radio. Perfil do usuário: menos de 50% com ensino superior, outros 40% não tinham concluído o Ensino Fundamental e o restante possuía ensino médio completo. Muitos dos entrevistados demonstraram interesse na prevenção de problemas de saúde bucal (35%), problemas crônicos de saúde (30%), nutrição e atividade física (10%), outros 25% não souberam responder. Contudo por problemas logísticos e férias as etapas seguintes serão ainda desenvolvidas. Considera-se que este agir comunicativo potencializa as trocas de saberes vivenciado nas oficinas de EPS desenvolvidas no projeto, por ampliar os debates sobre temas relacionados à saúde para alem da comunidade escolar e ouvintes da Rádio. Além de ampliar o leque de possibilidades de ação em promoção de saúde das ESB da ABS.