Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação em Saúde: prevenção ao uso de drogas
Raianne de Souza Rodrigues, Reidevandro Machado da Silva Pimentel

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do projeto educacional Diga não às drogas: o caminho é a prevenção através da Educação em Saúde, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Parintins, que abordou o uso indevido de drogas entre adolescentes e jovens no município de Parintins. É certo que há um crescimento alarmante de usuários de drogas no Brasil e tal problemática tem sido tratada como uma questão de saúde pública, pois seus efeitos negativos afetam homens e mulheres, pobres e ricos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, pessoas com ou sem instrução, profissionais especializados ou sem qualificação, atinge, inclusive, bebês recém-nascidos que herdam doenças e/ou a dependência química de suas mães toxicômanas, ameaçam valores políticos, econômicos e culturais e contribuem para o aumento dos índices de violência urbana. O exemplo do que já vem ocorrendo no país não é diferente da realidade das escolas parintinenses, onde os alunos constantemente têm sido alvos de traficantes, que os cooptam e transformam em “aviões” (termo utilizado pelo tráfico para aqueles que distribuem drogas no contexto social, onde estão inseridos). Nesse sentido, esforços foram conduzidos no âmbito escolar para que os alunos fossem orientados sobre o tema a fim de que suas dúvidas pudessem ser dirimidas e o conhecimento difundido. Os coordenadores do projeto, psicóloga e enfermeiro, visualizaram como uma das possíveis soluções para enfrentar o problema, o acesso a informações acerca dos riscos do uso de drogas aos discentes sob o prisma da Educação em Saúde, onde a prevenção desponta como uma estratégia altamente eficaz, alicerçada em informações seguras e confiáveis sobre o tema, suas origens e utilizações, que implica também o compartilhamento de responsabilidades e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de construção de saberes no espaço escolar. Objetivou proporcionar conhecimento sobre as drogas aos discentes com o intuito de prevenir a ocorrência dessa problemática, promover a formação cidadã e oportunizar a discussão e a reflexão do papel social dos adolescentes e jovens, enquanto agentes multiplicadores do conhecimento construído coletivamente. Foi realizado com alunos dos cursos de nível técnico integrado e subsequente de Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros, entre os meses de agosto a novembro de 2016, e contou com a expressiva participação de 142 discentes. Ressalta- se que nos cursos integrados, realizados no turno diurno, o aluno tem uma sobrecarga de disciplinas, aproximadamente 18 ou mais, a depender do curso escolhido. Isso se deve ao fato de que além das disciplinas da Base Nacional Curricular Comum - BNCC, o discente ainda estuda disciplinas técnicas relacionadas à área do curso, o que pode suscitar elevados índices de ansiedade e estresse, visto que não está habituado a esse ritmo de estudo, ao passo que nos cursos de modalidade subsequente, realizados no turno noturno, o aluno estuda apenas as disciplinas técnicas, mas apresenta como peculiaridade a intensa rotina diária, que pode gerar além de cansaço físico, uma sobrecarga psicológica acentuada.  Ambas as situações apresentadas pelos diferentes públicos atendidos no instituto podem fazer com que os discentes recorram às drogas como um subterfúgio para as suas dificuldades ou seus problemas, o que provavelmente acarretará a sua evasão ou retenção escolar. Sob a perspectiva de dirimir tais possibilidades, o projeto foi pensado e na sua execução, algumas etapas foram necessárias, tais como a pesquisa de literatura atualizada e oficial acerca da temática no que concerne à sua abordagem no contexto escolar e a elaboração da palestra socioeducativa, banner, folder informativo e camisa com logotipo do projeto. Os materiais impressos e a confecção da camisa foram custeados com o fomento do Plano de Desenvolvimento Anual – PDA do IFAM Campus Parintins e serviram como auxílio aos coordenadores na divulgação e nas apresentações em sala de aula, que ocorreram com datas previamente agendadas e sob a ciência dos alunos quanto à realização das atividades. Nessas abordagens de orientação, a estratégia foi averiguar, através de relatos dos alunos, os seus conhecimentos prévios sobre o tema e como tal assunto é tratado em casa, sendo verificado que lamentavelmente é negligenciada a sua abordagem em casa, provavelmente porque o conhecimento dos pais seja limitado em virtude do restrito acesso a questão, muitas vezes apenas através de noticiários televisivos que abordam casos relacionados ao tráfico de drogas nos grandes centros urbanos do país. Dentre as seis palestras socioeducativas propostas, quatro foram realizadas sob a responsabilidade dos coordenadores do projeto e duas foram desenvolvidas pela assistente social por meio de convite. Tais atividades contaram com a efetiva participação do público, além da extrema aceitação da proposta, tanto que em dado momento, fomos solicitados por docentes para adentrarmos em outras salas de aula, que não as antecipadamente programadas. A esse respeito, destaca-se o papel da escola na formação crítica do cidadão no sentido de fazê-lo pensar e analisar a conjuntura atual e a partir daí assumir posicionamentos de forma equilibrada, prevenindo assim, possíveis escolhas erradas, que muitas vezes tornam- se caminhos sem volta, especificamente quando se trata do uso de drogas. Os pontos fortes na abordagem da temática foram à objetividade e a clareza, pois somente conversando francamente com os discentes, alcançamos a sua receptividade e a consequente compreensão do assunto. Em contrapartida, uma fragilidade observada foi o relato de alguns alunos relacionado à escassa interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula entre os conteúdos programáticos das disciplinas e os temas transversais. Com esse panorama, pôde-se constatar que a escola deve propiciar o acesso ao conhecimento e promover a leitura crítica da realidade, sendo que iniciativas como a do projeto em tela são bem vindas e necessárias no contexto escolar, pois contribuem para a formação cidadã dos discentes. Parafraseando o ilustre educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Por fim, entendeu-se que a Educação em Saúde enquanto prática educativa de suma importância para a abordagem de temas transversais deve ser adotada no contexto escolar, posto que além de constituir um desafio, representa também uma significativa contribuição, especificamente na questão da prevenção do uso de drogas tratada neste trabalho, ao proporcionar conhecimento e consequentemente o desenvolvimento de formas diferentes de pensar e agir no mundo, levando o discente a almejar viver de forma saudável e ser protagonista na transformação da sociedade parintinense.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Drogas; Prevenção; Cidadania