Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ROTEIRIZAÇÃO DE VÍDEOAULA BASEADA EM APRESENTAÇÃO DE SLIDES PARA CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Artur Alves Fontes Teixeira, Carlos Alberto Castro Monteiro, Mônica Alcantara Souza, Marcos Serafim dos Santos, Silvia Sidnéia da Silva, Edilson Carlos Caritá

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Objeto de Aprendizagem (OA) pode ser definido como qualquer material instrucional que apoie o processo de ensino-aprendizagem e, atualmente, destacam-se os OA que utilizam a tecnologia da informação incluindo, nesse contexto, as vídeoaulas.  Para a produção de uma vídeoaula é necessário planejamento detalhado para que o material didático atinja seu objetivo, sendo a roteirização uma etapa importante desse processo. O objetivo do estudo é apresentar o processo de elaboração de objetos de aprendizagem (vídeoaulas) para cursos de pós-graduação da área da saúde utilizando a técnica de roteirização baseada em apresentação de slides. Na elaboração de conteúdo audiovisual o roteiro é o principal instrumento para a organização e o planejamento do processo de produção da mídia digital. Além do conteúdo, o roteiro contempla ainda a articulação de imagens, diálogos, conceitos e outros elementos que fazem parte de um determinado contexto. Há diversos tipos de roteiros, alguns com uma estrutura mais visual como os storyboards, que apresentam uma sequência de quadros com ilustrações; os roteiros técnicos que articulam as descrições de áudio e vídeo em cada cena e também os roteiros lineares que descrevem os aspectos principais das cenas e os diálogos propostos em um texto. No presente estudo buscou-se aproximar a linguagem do roteiro de vídeo com a linguagem e didática dos docentes da área de saúde, assim, foram observadas as ferramentas utilizadas pelos professores em sala de aula e notou-se o uso frequente de aplicativos de apresentação de slides, evidenciando que a maioria dos docentes utiliza essas ferramentas como roteiro de aulas presenciais. O principal desafio desse estudo foi realizar a conversão das apresentações dos professores que estavam em slides para roteiros de vídeoaulas. Para apoiar esse processo foi elaborado um guia para os docentes estruturarem suas apresentações/roteiros, e nesse material foram explicitados os procedimentos da gravação e enfatizado que cada slide representava uma cena a ser gravada e que cada cena seria gravada individualmente. Deste modo, ficou fácil dirigir o professor durante a gravação, sendo possível, quando necessário, repetir diversas vezes a gravação das cenas até atingir o resultado esperado; possibilitando também, com a roteirização, calcular o tempo da vídeoaula. Como a demanda de gravações para os cursos da área de saúde foi elevada, esta técnica agilizou o processo de gravação e permitiu a redução no tempo de edição e finalização do vídeo. A adequação das ferramentas de apresentação de slides como forma de roteiro para vídeoaulas fez do docente parte ativa na elaboração dos vídeos. Considerando que o docente é quem domina o conteúdo, a revisão e o encadeamento das ideias tornou-se fluida e de fácil execução. Outro ponto que merece destaque refere-se ao fato que a apresentação de slides deixa nítida a separação de cenas a serem gravadas individualmente, assim, o professor não precisa memorizar elevada quantidade de informações e em casos de erros, os cortes e encaixes ficam mais simples e diretos, diminuindo o tempo de produção dos vídeos.

Palavras-chave


Objeto de Aprendizagem; Roteirização; Vídeoaula