Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O PAPEL DA UNIVERSIDADE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ZONA RURAL
Renan Fróis Santana, Andreza Dantas Ribeiro, Antonia Irisley da Silva Blandes, Brenda dos Santos Coutinho, Cristiano Gonçalves Morais, Irinéia de Oliveira Bacelar Simplício

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: As escolas representam um ambiente ideal para a promoção e prevenção em saúde, visto que estas instituições permeiam diversas faixas etárias, desde os alunos da pré-escola até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, ainda incluem a possibilidade de capacitar os educadores como construtores de saúde. Em vista disso, o objetivo do estudo foi relatar práticas de educação em saúde com alunos e professores de uma escola da rede pública de ensino da zona rural. Desenvolvimento do trabalho: Este trabalho de campo, descritivo, do tipo relato de experiência, foi realizado em maio de 2017, durante ação socioeducativa em uma escola municipal de Santarém, estado do Pará, localizada na região de planalto, idealizada por acadêmicos e docentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XII, em associação com a empresa agrícola Cargill, durante as ações do “Programa na mão certa” em alusão ao Dia Nacional de Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. As atividades foram realizadas com alunos do ensino regular, EJA e professores da instituição. Durante a ação foram efetivadas palestras voltadas para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), explanação dos efeitos deletérios do uso de drogas psicoativas e abordagem acerca do tema da exploração sexual. Para os educadores foi ofertada uma oficina teórica e prática de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Além disso, foram disponibilizados serviços de saúde, como aferição de pressão arterial (PA), glicemia capilar, avaliação da glândula tireoide e medidas antropométricas, sendo realizadas orientações em saúde, a partir dos resultados. Para dinamização das ações, houve divisão e rotatividade de quatro grupos, sendo três de alunos e um de professores, para as diferentes palestras organizadas. Resultados e/ou impactos: Participaram da ação em saúde em torno de 14 professores e 130 alunos, com faixa etária entre 14 e 48 anos, de ambos os sexos. Foi observado interação dos alunos com os palestrantes através de dúvidas e relatos de experiências vivenciados, além disso, as descrições dos participantes denotavam dificuldades de acesso a serviços de saúde simples, como teste de glicemia e aferição de PA. Ademais, perceberam-se práticas que atuam como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como alimentação com alto consumo de frituras e gorduras e a prática não rotineira de atividades físicas, em especial, entre os alunos que exercem alguma atividade laboral. Considerações finais: A escola deve reconhecer o seu papel social perante a promoção e prevenção em saúde, sendo ideal a capacitação dos educadores. Ademais, o elo entre universidade e comunidade é essencial na prática acadêmica, contribuindo com a comunidade e formação dos graduandos.


Palavras-chave


educação em saúde; relações comunidade-instituição; saúde na escola.