Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O cuidado no cenário de ensino: uma nova experiência de acolhimento de calouros no curso de Medicina da UFRJ-Macaé
Leila Tatiana Manes Romanini de Abreu, David Richer, Andre Luis Antunes, Maria Luisa Castro, Torlany Ferraz Amaral, Liz Silva, Julio Silveira

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Durante a recepção dos calouros do curso de medicina, em 2017, a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) da UFRJ-Macaé teve a oportunidade de participar das atividades. Com o tema da saúde mental, os alunos de outros períodos buscaram propor espaços que favorecessem a construção de novas relações de cuidado dentro do curso de medicina.


Desenvolvimento: A LAPSAM é formada por alunos de diferentes períodos do curso de medicina e tem como um dos objetivos de extensão pensar o cuidado da saúde mental dos estudantes. Ao longo de dois dias de recepção dos calouros, no segundo semestre de 2017, a liga trouxe o tema da saúde mental através de atividades como exibição de curtas-metragens, rodas de conversa, debates e espaços de meditação na sala de aula. Os calouros também foram convidados a ir ao pátio da universidade para conversar individualmente com membros da liga, proporcionando a construção de laços entre calouros e veteranos. Em outro momento, os calouros visitaram a Casa do Idoso, uma instituição asilar filantrópica do município de Macaé-RJ, que possui parceria com a prefeitura e a universidade. No dia anterior, os calouros recolheram doações de alimentos num mercado da cidade como trote solidário. Na Casa do Idoso, eles entregaram as doações e promoveram, com apoio da liga, uma atividade cultural para os idosos com brincadeiras, poesia e música.


Resultados: Alguns calouros de medicina chegam à universidade com quadros de ansiedade desencadeado pela pressão do vestibular. Outros demonstram sofrimento pela ruptura com o círculo familiar, com a cidade de origem, ou pela dificuldade em lidar com um mundo novo a ser explorado dentro da faculdade. Estes são fatores desencadeantes de stress e abalos a saúde mental. Notou-se que o dia com a liga foi bem recebido tanto pelos calouros, como por outros discentes e docentes. A experiência revelou que o debate sobre saúde mental merece ser levado aos estudantes desde o primeiro momento dentro da universidade. Atividades com essa temática guardam importância impar na recepção de estudantes que iniciam novos ciclos de vida.

Considerações Finais: O alto índice de suicídio, sofrimento, depressão e angústia dos estudantes de medicina é um alarme para um olhar singular sobre o curso de medicina e o ambiente social produzido nesse espaço. São necessárias novas práticas de cuidado, visando um ambiente mais acolhedor, menos agressivo e competitivo. O curso de medicina e as relações produzidas nesse espaço devem ser multiplicadores de cuidados e promotores de saúde.


Palavras-chave


Cuidado; humanização; universidade