Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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“POSSO AJUDAR?” EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE NA HUMANIZAÇÃO E INSERÇÃO PRECOCE NO MUNDO DO TRABALHO.
Fernando Silva de Oliveira, Marcelo Gobbo Junior, Michelle Ruedi Paiva, Henrique Cordeiro Santiago

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


O “Posso Ajudar?” é um projeto de extensão vinculado à Câmara de Humanização do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCUFU) e busca a humanização da assistência à saúde aliada à inserção precoce no HCUFU de alunos de graduação da área da saúde por meio do acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde e seus acompanhantes. O relato refere-se a participação de quatro alunos do primeiro e segundo períodos, no referido projeto, com 240 horas a serem cumpridas. Os estagiários do projeto são selecionados por uma avaliação e submetidos a um treinamento para o atendimento aos usuários. Distribuídos em três setores hospitalares – pronto socorro, ambulatório e clínica cirúrgica – os estagiários, supervisionados pela equipe multisetorial do HCUFU, aproximam-se através de abordagem oral dos clientes e os direcionam até seus locais de espera e atendimento, mantendo-os informados quanto ao conteúdo de receitas, exames, retorno entre outras rotinas simples, durante as diversas etapas de seu tratamento, desde a recepção à alta hospitalar. Os usuários relatam como foram encaminhados ao hospital para procurar atendimento e compartilham suas experiências estabelecendo, portanto, uma relação de confiança e aprendizado. Repercurte-se, dessa forma, maior eficiência no pré e pós atendimento, maior satisfação e tolerância dos usuários em relação aos procedimentos e ao tempo de espera e maior segurança e tranquilidade para o atendimento. Os estagiários aprendem as melhores maneiras de lidar com os usuários, buscando ser claros e compreensivos, exercitando preceitos éticos. Essa inserção precoce em um ambiente de saúde terciário permite ao estagiário aprender com aquilo que se vivencia compreendendo o outro na medida em que o acompanha de perto, intervindo assim de maneira mais eficiente e humana. O projeto possibilita compreender dificuldades que o usuário passa antes de ser atendido até ter seu problema resolvido; o que contribui para formação de profissionais que respeitam e se preocupam com o bem estar do usuário e sua história. O projeto pode configurar-se como uma eficaz ferramenta de ensino por proporcionar ao estudante um precoce acesso a algumas etapas do atendimento, permitindo desenvolver relações interpessoais, cidadania e ética; além da possibilidade de associar os conhecimentos teóricos à suas repercussões clínicas. Essa experiência intensificar-se-ia por meio da implantação de tutorias e de grupos de discussão sobre os casos vivenciados.


Palavras-chave


Educação em Saúde ; Educação de Pacientes como Assunto; Nível de Saúde