Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS PRÁTICAS DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE MANAUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mirelly Tavares Feitosa Pereira, ZILMAR AUGUSTO DE SOUZA FILHO

Última alteração: 2018-06-28

Resumo


INTRODUÇÃO: O desejo de se tornar um profissional qualificado nas diversas áreas de atuação humana é um sonho na vida de muitos sujeitos que pretendem enveredar pelo mundo acadêmico. No desenvolvimento do curso de graduação em Enfermagem, o acadêmico que traça ser bom na profissão, deve compreender que o processo de formação acadêmica requer dedicação, cuidado, pesquisa e práxis. Deste modo, as atividades práticas em unidades de saúde são importantes no processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos, por possibilitar a aquisição de habilidades e competências necessárias para a formação do profissional Enfermeiro. Permite ainda a troca de experiências com os profissionais que já atuam na Enfermagem no âmbito hospitalar. Destaca-se que os conteúdos práticos das disciplinas do curso oportunizam ao acadêmico de enfermagem a experenciar o contato com a população que procura os serviços de saúde para atendimento, e ainda a inserção no sistema de saúde. OBJETIVO: Relatar as experiências da prática vivenciadas pelo acadêmico de enfermagem em um Serviço de Pronto Atendimento na cidade de Manaus. METODOLOGIA: Trata-se de um resumo descritivo, do tipo relato de experiência, fundamentado nas atividades do conteúdo teórico e prático da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, vivenciado por acadêmicos do quarto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, sob a supervisão de docentes. As práticas foram desenvolvidas nos meses de outubro e novembro de 2017, em uma unidade de saúde de média complexidade, denominada como Serviço de Pronto Atendimento (SPA), situada na cidade de Manaus. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência pedagógica por meio da atividade prática é uma oportunidade que proporciona aos acadêmicos de Enfermagem o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias à formação profissional, ampliando os conhecimentos sobre a atuação do enfermeiro em unidades de pronto atendimento. A realização desta atividade aliou os conhecimentos científicos com a experiência da prática assistencial no ambiente de trabalho do enfermeiro, porque complementou na prática os conteúdos teóricos abordados em sala de aula. Essa prática proporcionou reflexões críticas a respeito do processo de trabalho do Enfermeiro, possibilitando ao acadêmico desenvolver habilidades técnicas relacionadas à administração e preparo de medicamentos, e ainda higienização de mãos, manuseio e preparo de materiais e medicamentos, além de obter uma visão ampla do sistema de medicação que possibilitou aos acadêmicos a análise das intervenções realizadas que garantiu uma assistência responsável e segura aos usuários atendidos no SPA e a si próprio. As competências profissionais foram ainda melhor desenvolvidas pelos acadêmicos, sendo relevante para sua autonomia e segurança no domínio da prática. Destaca-se que no primeiro contato com os usuários, foi perceptível à resistência destes no processo de cuidado realizado pelo acadêmico, relacionado as técnicas de administração do medicamento e ao processo de cuidado da sua competência, receios como estes permeiam suas mentes. Entretanto, para o acadêmico de enfermagem esse contato com os usuários torna-se importante, porque é o momento em se desenvolve a comunicação interpessoal e a autoanálise frente aos desafios vivenciados no âmbito hospitalar, contudo, contatos que possibilitam a aquisição de segurança e autonomia. No tocante, do contato com os profissionais que já atuam na área, foi fundamental para a aprendizagem prática, pois o compartilhamento das experiências profissionais foram ações enriquecedoras, enaltecendo a importância do trabalho em equipe, a troca de conhecimentos no local de trabalho, além de ofertar um atendimento eficaz e de qualidade à sociedade. Nesta prática também vivenciou-se o contato direto com o Sistema Único de Saúde -  SUS, onde foi observado que o fluxo de atendimento no sistema é grande, e o que se aprende na teoria, na prática a realidade é outra, com destaque para: a falta e a escassez de materiais e insumos importantes para o cuidado de Enfermagem, de medicamentos, de profissionais, de infraestrutura, porém, a organização do serviço ofertado se adapta a carga horária excessiva de trabalho, até mesmo quanto ao controle de materiais na tentativa de amenizar as falhas ainda existentes no sistema. Contudo, o acadêmico diante de toda a complexidade que envolve a prática da Enfermagem necessita ter um olhar crítico-reflexivo, para que nas suas ações venham quebrar os paradigmas de uma “perfeição” que muitas vezes a teoria faz-nos acreditar, a experiência vivenciada na prática proporcionou uma visão holística, e humanista diante do exercício da Enfermagem promovendo uma atuação ativa e competente nas situações de saúde-doença pautado em princípios éticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência prática é de grande valia para a formação do profissional de Enfermagem, pois é nesse momento que o acadêmico se depara com a realidade do Sistema Único de Saúde, e pode utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, buscando, através das suas experiências descobrir o profissional que deseja se tornar, preparando-o para desempenhar de suas funções com competência e responsabilidade no futuro. É importante ressaltar que além do conhecimento técnico que o aluno adquire, a experiência em um âmbito de saúde de média complexidade, também é de cunho comportamental, pois, o acadêmico muitas vezes tem capacidade de executar algumas funções, mas precisa aprender como se relacionar com os colegas e superiores, e assim, descobrir o que pode acrescentar ao ambiente de trabalho. Durante a prática os acadêmicos conseguiram visualizar a partir da observação e trocas de experiências tanto com os profissionais quanto com os usuários a importância de planejar suas ações, assim como as necessidades de aprender a lidar com sabedoria e flexibilidade perante as decisões tomadas. Portanto, foi possível pela vivência em lócus à aprendizagem efetiva do cuidado integral aos seus usuários, vinculando o conteúdo teórico da disciplina, o que favoreceu o processo de ensino–aprendizagem dos acadêmicos de maneira positiva aguçando os conhecimentos, pois é na prática que os acadêmicos conseguem ver seu posicionamento e autonomia a partir da observação real e crítica do aluno. Para os alunos em formação, a prática, a dedicação e a disciplina adquiridas, agregam diversos valores e conhecimentos em suas carreiras, fazendo com que o estudante aproveite as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, o que oferece um olhar diferenciado na construção do perfil de um profissional de Enfermagem.

Palavras-chave


Enfermagem; Prática; Acadêmico.