Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA BASES BIOLÓGICAS II PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcos Lima do Nascimento, Bárbara Juliana Carvalho Costa, Beatriz Graça de Araujo, Camila Soares Santos, Ester Alves de Oliveira, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Victor Nei Vasconcelos Monteiro, Iracema da Silva Nogueira

Última alteração: 2017-12-18

Resumo


Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem, que fomenta a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação, sendo esta, uma importante estratégia que incrementa o processo de ensino-aprendizagem durante a vivência acadêmica, propiciando a oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes ao ensino, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos monitorados, permitindo dessa forma o desenvolvimento didático, que irá contribuir para uma formação mais completa e abrangente do estudante de enfermagem. A monitoria da disciplina Bases Biológicas II é oferecida pelo Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e oportuniza ao aluno, regularmente matriculado no curso de graduação, a possibilidade de vivenciar situações de ensino-aprendizagem mediadas por um professor orientador, o que pode ser fundamental para a construção de saberes da experiência a serem mobilizados na prática profissional, principalmente para aquele aluno que deseja futuramente ingressar na docência. A referida disciplina trabalha conhecimentos acerca da Histologia e Embriologia Humana em aulas teóricas e práticas, ministradas por dois docentes, sendo as aulas práticas realizadas em laboratório. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no contexto da monitoria acadêmica na disciplina de Bases Biológicas II. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência na referida monitoria, que, no curso de graduação em Enfermagem da UEA, a disciplina é oferecida à discentes que estejam cursando o 2º período. Tal experiência ocorreu no período de março a dezembro de 2017, correspondendo aos semestres 2017.1 e 2017.2 e contou com a participação de cinco acadêmicos, sendo quatro do curso de Enfermagem e um do curso de Odontologia. Para ser aluno-monitor, o acadêmico realiza uma prova de seleção contendo assuntos abordados durante o decorrer da disciplina-alvo, tendo como pré-requisito a aprovação na mesma. Uma vez aprovado, desenvolve atividades auxiliares, em relação ao conteúdo teórico-prático da disciplina, juntamente com o professor. Resultados: Atendendo à proposta do Programa de Monitoria, os monitores dão suporte às aulas e avaliações teórico-práticas, desenvolvendo as seguintes atividades acadêmicas: orientação sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos, revisão de conteúdo, esclarecimento de dúvidas, elaboração de roteiros para estudo, além de participarem da correção de relatórios referentes às aulas práticas, auxiliando também na aplicação de provas teóricas e práticas, bem como na correção das mesmas, sempre sob supervisão e orientação do docente-orientador. Através dessas atividades é propiciado uma experiência contínua relacionada ao ensino, assim como, o aprofundamento dos assuntos abordados durante a disciplina contribui para uma correlação mais ampla entre a teoria e a prática. Por ser uma disciplina que trata da Histologia e Embriologia Humana, servirá como base para o entendimento das outras disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso de Enfermagem, como Patologia e Fisiologia Humana. Por isso, torna-se necessário o entendimento dos assuntos relacionados e, para isso, a monitoria entra para subsidiar o ensino-aprendizagem e resgatar as potencialidades de cada aluno, retirando suas dúvidas e tornando-o ativo nesse processo de conhecimento. A colaboração de outros quatro monitores possibilitou uma experiência harmoniosa de ajuda, mostrando que o trabalho em equipe somente tem a melhorar a qualidade do ensino. Esse estímulo do trabalho em equipe durante a graduação possibilitou uma abordagem multidisciplinar durante a formação acadêmica e que será útil na prática profissional, uma vez que, trabalhamos com pessoas e para pessoas. Conforme mencionadas anteriormente, as atividades de monitoria foram realizadas em laboratório e em sala de aula. Em laboratório, os monitores mostravam aos alunos, através da técnica de microscopia óptica, a visualização aumentada das lâminas histológicas, bem como suas características e, a partir dela era feito o desenho das estruturas e a caracterização do tecido apresentado conforme a bibliografia obrigatória contida na ementa da disciplina, previamente apresentada aos mesmos. Conforme o andamento das aulas práticas os alunos tiravam dúvidas, recebiam orientações dos monitores para a confecção do desenho e da descrição solicitada para posterior correção e avaliação. Também quando solicitados, ocorriam revisões das lâminas histológicas para a avaliação prática e, durante as revisões, percebia-se o interesse dos discentes em sanar suas dúvidas, rever cada detalhe da lâmina apresentada e correlacionar a teoria com a prática, mostrando uma participação ativa na formação do seu conhecimento. Durante as atividades práticas foi possível estabelecer uma relação interpessoal positiva com os discentes, consequentemente, os mesmos sentiam-se mais à vontade para solicitarem auxílio nas atividades, o que possibilitou um harmonioso desenvolvimento das atividades no transcorrer do ano letivo, contribuindo para um índice de aprovação favorável na disciplina. É importante destacar que na medida em que o período de provas se aproximava e novas dúvidas iam surgindo, a procura dos alunos por orientação dos monitores aumentava, pois, a aproximação desse período, é um fator que contribui para um nível de tensão mais elevado. Conclusão: É de suma importância ressaltar que a experiência na monitoria proporcionou crescimento pessoal e profissional como estudante de enfermagem, uma vez que, favoreceu uma visão real da docência e possibilitou o desenvolvimento de atributos necessários para o trabalho como enfermeiro, para a relação interpessoal entre monitores, docente orientador e discentes, com base em um aprendizado mútuo. Além disso, essa vivência possibilitou aos monitores a necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos científicos, para que assim, houvesse um maior aproveitamento da experiência, tanto para os monitores quanto para os alunos. Vale ressaltar que o enfermeiro necessita de várias competências que irão nortear a sua prática profissional no campo do ensino, da assistência, da pesquisa, da gestão e da participação política, para que dessa forma, exerça a profissão com qualidade nos diversos cenários onde irá atuar. Os aspectos trabalhados ao longo da monitoria, como trabalho em equipe, ensino e aprofundamento dos conteúdos relacionados à disciplina contribuíram de maneira significativa para a construção do conhecimento que irá embasar a prática de enfermagem futuramente, visto que o enfermeiro é um agente ativo no processo de educação da população e possui o papel de líder na equipe de enfermagem. As experiências vividas na monitoria acadêmica contribuíram para uma formação mais completa e qualificada baseada no tripé institucional da Universidade do Estado do Amazonas, propiciando um ensino de excelência e que certamente irá graduar profissionais capacitados para que o melhor atendimento seja prestado à população.

Palavras-chave


ensino; enfermagem; experiência