Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM USUÁRIAS DIAGNOSTICADAS COM NEOPLASIA DA MAMA
Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Regiane Camarão Farias, Giovana Karina Lima Rolim, Fernando Kleber Martins Barbosa, Thiago do Reis de Oliveira Costa

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Tecnologia Educacional consiste num conjunto sistemático de conhecimentos científicos que tornem possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento envolvendo todo o processo educacional formal e informal. A utilização dessas tecnologias são muito utilizadas pela enfermagem, para sensibilizar um público a respeito de uma temática de forma que possa ser aplicado o conceito freiano do indivíduo ser respeitado e que seus conhecimentos e ideias sejam incorporados, tornando-o sujeito ativo pensante e crítico, com direito de se expressar, criar, analisar e debater. A neoplasia maligna mamária é o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo, sendo que no Brasil, no ano de 2015, notificou-se a ocorrência de mais de 57 mil novos casos da doença, sendo que nas últimas três décadas, o câncer de mama tem se constituído na primeira causa de morte entre as mulheres. Em decorrência do aumento expressivo na incidência e prevalência do câncer, cada vez mais pacientes são encaminhados para novas formas de cuidar baseado no alívio da dor e do sofrimento das pacientes. O uso de plantas medicinais pode ser conceituado como a administração de plantas em homens, por qualquer via ou forma, que exerça alguma função terapêutica, podendo ser exemplificado a fitoterapia, onde os fitoterápicos são os medicamentos produzidos por estas plantas terapêuticas - que são utilizadas em comunidades tradicionais, como remédios caseiros. Esta terapia tem sido cada vez mais utilizada em pessoas que estão em tratamento de doenças incuráveis, sendo atraídas pelas formas alternativas de cuidados, de modo a complementar o tratamento convencional e melhorar a qualidade de vida no qual, cerca de 80% da população mundial, principalmente dos países em desenvolvimento, confiam nos derivados de plantas medicinais para seus cuidados com a saúde. A utilização de fitoterápicos pode ser observada como forma de tratamento complementar em mulheres que apresentam diagnóstico de neoplasia mamária maligna. A partir disso, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a aplicação de uma tecnologia educativa sobre plantas medicinais com usuárias diagnosticadas com neoplasia mamária. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado em abril de 2017, por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. A prática foi desenvolvida com 35 usuárias, na faixa etária de 35 a 50 anos, diagnosticadas com neoplasia mamaria de um hospital público de Belém. Primeiramente, os acadêmicos convidaram as usuárias que estavam aguardando algum tipo de atendimento, no momento da ação educativa, para estarem participando da mesma. Após o aceite, foi explicado sobre a temática e a importância do diagnóstico e tratamento da neoplasia mamária. Quando abordado sobre o tratamento, os facilitadores da ação perguntaram para as usuárias se elas conheciam remédios caseiros ou o que elas utilizavam em casa para poder tá somando com o tratamento prescrito pela equipe de saúde. Após isso, os acadêmicos apresentaram as usuárias um álbum seriado que no qual tinha perguntas de verdadeiro ou falso sobre a forma de usar plantas medicinais. Primeiramente, foi entregue as usuárias duas placas: uma vermelha simbolizando a resposta “falsa” e outra verde simbolizando a resposta “verdadeira” para, assim, ser conhecido os conhecimentos prévios das mulheres sobre a utilização de plantas medicinais como forma de terapia complementar em tratamento de neoplasia mamária. Após ser entregue as placas, foi esclarecido como funcionaria o jogo e a importância deste para elas. As perguntas que foram feitas foram: “nenhuma planta medicinal pode ser considerada tóxica?”; “é recomendado usar plantas medicinais que foram coletadas à perto de esgotos?”; “mas posso secar as plantas ao sol?”; “posso misturar plantas medicinais na hora de fazer o chá?”; “é importante lavar as mãos antes e durante o preparo dos chás?”; “posso guardar na geladeira o chá?”; “posso ter alergias e manchas por usar pomadas caseiras?”. Após cada pergunta e fazer o levantamento do que cada um achava, era abordado se aquela pergunta era verdadeira ou falsa e o porquê, fazendo assim a sensibilização dos mesmos e mostrando como essas poderiam utilizar para a prevenção e tratamento da neoplasia mamária.  RESULTADOS: Com a utilização dessa tecnologia, pode-se ter 100% da aceitação de todos os usuários presentes, sendo evidente pela demonstração de satisfação. Além de disso, pode-se constatar que a maioria dos participantes não tinha os conhecimentos certos de como preparar as plantas medicinais, visto que as maiorias das participantes consideravam que todas as plantas eram consideradas não tóxicas, que podiam secar as mesmas ao sol e que iria potencializar o tratamento complementar se misturasse várias plantas para tomar o chá. Algumas usuárias relatavam, durante a ação, como utilizavam tal terapia e que ficaram surpresas por não terem a orientação correta sobre a utilização dos mesmos. Entre as conversações durante a dinâmica, os acadêmicos perguntaram como as mesmas sabiam a respeito de como fazer o chá e todas responderam que sabiam por meio de indicação de algum parente, vizinho ou amigo e não por meio de indicação de algum profissional da saúde.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, a utilização do álbum seriado como forma de TE constitui como estratégia eficaz para a prevenção e tratamento de usuárias diagnosticadas com neoplasia mamária que utilizam plantas medicinais como forma de tratamento complementar. É valido ressaltar que o grande uso de medicamentos a base de plantas medicinais e o conhecimento popular faz com que tenha a maior necessidade de pesquisas e esclarecimento e confirmação sobre o uso das plantas medicinais, visto que essas podem causar efeitos colaterais quando usada de forma incorreta, além do papel do profissional da saúde está repassando esses conhecimentos para os clientes que fazem uso dos mesmos para ser utilizada de forma confiável e segura. Pode-se observar a importância da utilização dessas tecnologias educacionais por acadêmicos e profissionais de enfermagem por ser uma estratégia lúdica e ferramenta de ensino para obter maior atenção do público, fazendo com que ocorra consequentemente a melhor assimilação das informações e, com o processamento melhor desses conhecimentos, faz com que ocorra o maior grau de potenzialização da sensibilização do público alvo, contribuindo assim para a melhor qualidade de vida destes.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Neoplasia da Mama.