Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO MÉTODO DE SENSIBILIZAÇÃO E COMBATE AO DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DE BELÉM – PA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Giovana Karina Lima Rolim, Ana Carolina Ayami Yoshioka Frazão da Graça, Lucas Ferreira Martins, Marcos José Risuenho Brito Silva, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Regiane Camarão Farias, Aliny Cristiany Costa Araújo, Cleide Mara Fonseca Paracampos

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: O diabetes mellitus tipo 2 é uma alteração crônica do metabolismo de carboidratos e lipídios, caracterizada por hiperglicemia e considerada idiopática, uma vez que sua etiologia não está completamente elucidada. À sua gênese relacionam-se variados fatores, tais como: alimentação inadequada, predisposição genética, sedentarismo, dentre outros. A doença provoca acometimento de diversos tecidos e órgãos e, quando não tratada adequadamente, o paciente pode apresentar grande perda funcional (p. ex. amputação, cegueira, doença renal) e dessa forma causar comprometimento severo em sua qualidade de vida e autonomia.  A DM tipo 2, possui elevada prevalência e provoca sigficativos gastos em recursos financeiros, materiais e humanos por parte dos serviços de saúde; seja pela agudização do quadro ou pelas complicações, que frequentemente levam a hospitalização do individuo ou a necessidade de acompanhamento em variadas especialidades. (SILVEIRA et al. 2014). O acesso à informação sobre a doença é um determinante sobre sua epidemiologia. Tendo em vista que quanto maior o grau de desconhecimento, maior a vulnerabilidade do indivíduo, família e coletividade. A população deve, desta forma, estar bem esclarecida sobre a importância de se manter hábitos de vida considerados saudáveis, bem como fazer acompanhamento médico frequente, mesmo na ausência de sintomatologia. Nesta conjuntura, a educação em saúde possui papel fundamental na assistência, uma vez que é capaz de produzir conhecimentos e promover a apropriação das temáticas em saúde, por parte da população, permitindo assim autonomia e empoderamento do indivíduo nos aspectos relacionados ao seu cuidado (BRASIL, 2012). Dessa maneira, é imprescindível que a atenção primária, enquanto porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), seja a promotora e mantenedora dos programas de prevenção, tratamento e manutenção do processo saúde-doença, além de fortalecer as atividades vinculadas à divulgação dos aspectos inerentes a DM tipo 2. O papel desempenhado pelo profissional de enfermagem, na Estratégia de Saúde da Família, deve ser voltado tanto para o monitoramento dos fatores de risco e de novos casos, para assim evitar a subnotificação, quanto para a construção e disseminação do conhecimento através da educação em saúde na comunidade, para que assim esses indivíduos sejam alertados e sensibilizados quanto aos hábitos de vida que podem se tornar prejudiciais à saúde, além de incentivar o autocuidado como meio de proteção e manutenção da saúde (ROECKER e SILVA, 2011). Objetivo: Relatar a experiência dos pesquisadores a partir da atividade de sensibilização dos usuários de uma estratégia de saúde da família de Belém- PA, através da educação em saúde, acerca de questionamentos pertinentes ao Diabetes Mellitus, tais como: fatores de risco, profilaxia e a influência dos hábitos cotidianos na prevenção do DM tipo 2. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de uma ação educativa em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no bairro da Pedreira, em Belém- PA. A ação foi desenvolvida, tendo por base questionamentos já levantados e disponibilizados no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sob a forma de mitos e verdades. As afirmações foram utilizadas a fim de mensurar o nível de conhecimento do público em relação à diabetes e suas implicações nos hábitos cotidianos, além da influência dos fatores de risco no desenvolvimento e agravo da DM tipo 2. Ao passo que as afirmações eram enunciadas pelos pesquisadores, os participantes deveriam respondê-las por meio da utilização de placas contendo cores indicativas: na cor vermelha, para mito ou na cor verde, para verdade. Com o propósito de tornar a dinâmica mais dialogada e não exaustiva, foram utilizadas apenas dez afirmações, no intuito de cumprir o planejamento da atividade, que consistia em realizar a ação de educação em saúde em um período de 30 a 40 minutos. Os mediadores tinham o propósito de esclarecer as dúvidas ou equívocos e reiterar os acertos. Dessa forma foi possível explorar de uma maneira mais ampla as dúvidas que os usuários possuíam, além de buscar sensibilizá-los quanto a importância da prática do autocuidado como mecanismo de prevenção de DM tipo 2 e permitir a troca de conhecimento por ambas as partes. Ao término da dinâmica todos os participantes receberam brindes, que consistiam em imãs de geladeira contendo o símbolo do dia internacional ao combate de Diabetes Mellitus. O objetivo da utilização dos brindes,foi basicamente para relembrá-los da experiência vivida sempre que abrissem a geladeira, e assim reforçar o assunto explanado e incentivá-los a combaterem os hábitos que pudessem vir a ser prejudiciais a sua saúde. Resultados: Todos os participantes demonstraram uma boa aceitação à atividade que lhes fora solicitada, além de atenção e interatividade no decorrer da dinâmica. Muito se deve a presença de usuários já diagnosticados com DM, descrevendo suas experiências de vida e sua adaptação com as restrições alimentares decorrentes da doença, relatando sobre as mudanças recomendadas para os hábitos nutricionais que os mesmo tinham, além da incorporação de atividades físicas adequadas a cada condicionamento físico. Também foi de extrema relevância para o desenvolvimento da discussão acerca da doença, a descrição dos demais participantes, em relação ao seu conhecimento sobre a temática, além de descreverem métodos fitoterápicos que utilização com frequência e que foram transmitidos por cultura popular.  No fim da ação, todos se mostraram bastante satisfeitos pela atitude dos pesquisadores, e essa satisfação foi conferida por meio de sorrisos, agradecimentos ou reprodução informal do que ouviram durante o diálogo. Considerações Finais: Mesmo não tendo aplicado qualquer tipo de ferramenta formal, para obter a avaliação dos usuários em relação à atividade desenvolvida, foi possível adquirir dados informais, como por exemplo, as contribuições, agradecimentos e elogios. Tais expressões foram capazes de demonstrar a efetividade da ação e o nível de fixação e entendimento dos participantes, quanto ao que lhes foi exposto. Além de ter proporcionado um momento para troca de experiências e conhecimentos, até mesmo com os participantes mais tímidos, a atividade também foi extremamente importante para o fortalecimento da educação em saúde, como meio capaz de alcançar melhorias na qualidade de vida da população, pois, mais do que entender a importância, é necessário que esse público entenda os benefícios que os bons hábitos de vida podem trazer a sua saúde.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus tipo 2;Educação em saúde; Estratégia Saúde da Família;