Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
Apresentação: O diabetes mellitus tipo 2 é uma alteração crônica do metabolismo de carboidratos e lipídios, caracterizada por hiperglicemia e considerada idiopática, uma vez que sua etiologia não está completamente elucidada. À sua gênese relacionam-se variados fatores, tais como: alimentação inadequada, predisposição genética, sedentarismo, dentre outros. A doença provoca acometimento de diversos tecidos e órgãos e, quando não tratada adequadamente, o paciente pode apresentar grande perda funcional (p. ex. amputação, cegueira, doença renal) e dessa forma causar comprometimento severo em sua qualidade de vida e autonomia. A DM tipo 2, possui elevada prevalência e provoca sigficativos gastos em recursos financeiros, materiais e humanos por parte dos serviços de saúde; seja pela agudização do quadro ou pelas complicações, que frequentemente levam a hospitalização do individuo ou a necessidade de acompanhamento em variadas especialidades. (SILVEIRA et al. 2014). O acesso à informação sobre a doença é um determinante sobre sua epidemiologia. Tendo em vista que quanto maior o grau de desconhecimento, maior a vulnerabilidade do indivíduo, família e coletividade. A população deve, desta forma, estar bem esclarecida sobre a importância de se manter hábitos de vida considerados saudáveis, bem como fazer acompanhamento médico frequente, mesmo na ausência de sintomatologia. Nesta conjuntura, a educação em saúde possui papel fundamental na assistência, uma vez que é capaz de produzir conhecimentos e promover a apropriação das temáticas em saúde, por parte da população, permitindo assim autonomia e empoderamento do indivíduo nos aspectos relacionados ao seu cuidado (BRASIL, 2012). Dessa maneira, é imprescindível que a atenção primária, enquanto porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), seja a promotora e mantenedora dos programas de prevenção, tratamento e manutenção do processo saúde-doença, além de fortalecer as atividades vinculadas à divulgação dos aspectos inerentes a DM tipo 2. O papel desempenhado pelo profissional de enfermagem, na Estratégia de Saúde da Família, deve ser voltado tanto para o monitoramento dos fatores de risco e de novos casos, para assim evitar a subnotificação, quanto para a construção e disseminação do conhecimento através da educação em saúde na comunidade, para que assim esses indivíduos sejam alertados e sensibilizados quanto aos hábitos de vida que podem se tornar prejudiciais à saúde, além de incentivar o autocuidado como meio de proteção e manutenção da saúde (ROECKER e SILVA, 2011). Objetivo: Relatar a experiência dos pesquisadores a partir da atividade de sensibilização dos usuários de uma estratégia de saúde da família de Belém- PA, através da educação em saúde, acerca de questionamentos pertinentes ao Diabetes Mellitus, tais como: fatores de risco, profilaxia e a influência dos hábitos cotidianos na prevenção do DM tipo 2. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de uma ação educativa em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no bairro da Pedreira, em Belém- PA. A ação foi desenvolvida, tendo por base questionamentos já levantados e disponibilizados no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sob a forma de mitos e verdades. As afirmações foram utilizadas a fim de mensurar o nível de conhecimento do público em relação à diabetes e suas implicações nos hábitos cotidianos, além da influência dos fatores de risco no desenvolvimento e agravo da DM tipo 2. Ao passo que as afirmações eram enunciadas pelos pesquisadores, os participantes deveriam respondê-las por meio da utilização de placas contendo cores indicativas: na cor vermelha, para mito ou na cor verde, para verdade. Com o propósito de tornar a dinâmica mais dialogada e não exaustiva, foram utilizadas apenas dez afirmações, no intuito de cumprir o planejamento da atividade, que consistia em realizar a ação de educação em saúde em um período de 30 a 40 minutos. Os mediadores tinham o propósito de esclarecer as dúvidas ou equívocos e reiterar os acertos. Dessa forma foi possível explorar de uma maneira mais ampla as dúvidas que os usuários possuíam, além de buscar sensibilizá-los quanto a importância da prática do autocuidado como mecanismo de prevenção de DM tipo 2 e permitir a troca de conhecimento por ambas as partes. Ao término da dinâmica todos os participantes receberam brindes, que consistiam em imãs de geladeira contendo o símbolo do dia internacional ao combate de Diabetes Mellitus. O objetivo da utilização dos brindes,foi basicamente para relembrá-los da experiência vivida sempre que abrissem a geladeira, e assim reforçar o assunto explanado e incentivá-los a combaterem os hábitos que pudessem vir a ser prejudiciais a sua saúde. Resultados: Todos os participantes demonstraram uma boa aceitação à atividade que lhes fora solicitada, além de atenção e interatividade no decorrer da dinâmica. Muito se deve a presença de usuários já diagnosticados com DM, descrevendo suas experiências de vida e sua adaptação com as restrições alimentares decorrentes da doença, relatando sobre as mudanças recomendadas para os hábitos nutricionais que os mesmo tinham, além da incorporação de atividades físicas adequadas a cada condicionamento físico. Também foi de extrema relevância para o desenvolvimento da discussão acerca da doença, a descrição dos demais participantes, em relação ao seu conhecimento sobre a temática, além de descreverem métodos fitoterápicos que utilização com frequência e que foram transmitidos por cultura popular. No fim da ação, todos se mostraram bastante satisfeitos pela atitude dos pesquisadores, e essa satisfação foi conferida por meio de sorrisos, agradecimentos ou reprodução informal do que ouviram durante o diálogo. Considerações Finais: Mesmo não tendo aplicado qualquer tipo de ferramenta formal, para obter a avaliação dos usuários em relação à atividade desenvolvida, foi possível adquirir dados informais, como por exemplo, as contribuições, agradecimentos e elogios. Tais expressões foram capazes de demonstrar a efetividade da ação e o nível de fixação e entendimento dos participantes, quanto ao que lhes foi exposto. Além de ter proporcionado um momento para troca de experiências e conhecimentos, até mesmo com os participantes mais tímidos, a atividade também foi extremamente importante para o fortalecimento da educação em saúde, como meio capaz de alcançar melhorias na qualidade de vida da população, pois, mais do que entender a importância, é necessário que esse público entenda os benefícios que os bons hábitos de vida podem trazer a sua saúde.