Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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PET/GRADUASUS NA COMUNIDADE: ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER
Última alteração: 2018-06-26
Resumo
INTRODUÇÃO:Segundo a Portaria nº 1.409, de 13 de Junho de 2007 do Ministério da Saúde, Promoção da Saúde é uma “estratégia de articulação transversal capaz de criar mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade e os riscos à saúde das populações.” Diante disso, temos as ações preventivas, que são intervenções que têm como objetivo impedir a emergência de doenças específicas, reduzindo assim sua incidência e prevalência nas populações. De acordo com o artigo de SILVA, et al (2011) sobre o Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) as mulheres são as que mais procuram pelo serviço e há um aumento de procura em função da idade (12% em 0 a 14anos, 14% em 15 a 59 anos e 23% nos acima dos 60 anos).É relevante ressaltar que a incidência de Câncer no Colo do Útero em mulheres menores de 30 anos é raro, tendo incidência maior na população de faixa etária de 45 a 50 anos (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva –INCA,2015), que segundo os dados citados acima representam apenas 14% da estimativa. Ainda conforme o INCA(2016), o Câncer no Colo do Útero encontra-se em terceiro lugar no ranking nacional de Localização Primária da Neoplasia Maligna nas mulheres com 16,340 casos- para cada 100 mil mulheres- tendo um valor de 15,85 como taxa bruta, ficando atrás apenas do câncer de mama(57,960 casos) e do câncer de cólon e reto (17,620casos), e no Amazonas essa neoplasia lidera o ranking com 680 casos. Diante dos dados, observou-se a necessidade da realização de uma ação educativa em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na qual o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde – GraduaSUS) está inserido. O PET– Saúde – GraduaSUS é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010 e visa a educação pelo trabalho, tendo como pilares o ensino-serviço-comunidade, proporcionando ao acadêmico a vivência na Atenção Primária, bem como o desenvolvimento de atividades que beneficiem os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS).OBJETIVO: Compartilhar uma experiência de Promoção e Prevenção realizada por meio do PET/GRADUASUS em uma unidade Básica de Saúde de Manaus. METODOLOGIA: A atividade foi realizada no primeiro semestre de 2017 após a realização do Diagnóstico Situacional na UBS N-57, localizada na Rua Niterói , no bairro Colônia Terra Nova, no município de Manaus – AM. Durante a espera pela consulta, as clientes foram abordadas pelos acadêmicos do PET. Após se identificarem e explicarem a atividade , foram distribuídas algumas cartas coloridas enumeradas de 1 a 10, as quais continham algumas perguntas importantes sobre o assunto.A ação educativa consistiu em um diálogo interativo onde foi falado sobre a doença, diagnóstico, tratamento, prevenção, como o Preventivo que elas iriam realizar. Utilizou-se também peças anatômicas disponíveis na Unidade, bem como uma amostra do kit de coleta do Preventivo, onde cada material foi apresentado e a função de cada um explicada.Ao final, foi solicitado a cada participante que possuía a carta que lesse a pergunta em voz alta para que qualquer uma delas pudesse responder. Entre as perguntas que estavam nas cartas coloridas tínhamos : O que é Câncer no Colo do Útero? Onde fica o Colo do Útero? Quais são os fatores de risco? O que pode acontecer se o Câncer no Colo do Útero não for tratado? Existe prevenção para o Câncer no Colo do Útero? O que é Preventivo? Qual a faixa etária ideal para a realização do exame? Com que frequência o Preventivo deve ser feito? Quais cuidados são importantes tomar antes do exame? Por que o resultado do Preventivo é importante?As perguntas foram elaboradas de forma que as clientes pudessem refletir sobre o tema e não apenas serem ouvintes na atividade. Para transformarem-se de seres passivos, a ativos no processo de aprendizagem.Como disse Paulo Freire em seu livro intitulado Pedagogia da Autonomia (1996), é a partir desse conhecimento de que “ mudar é difícil, mas não impossível” que será possível programar nossa ação político-pedagógica independentemente do projeto em que estamos engajados.RESULTADOS:O uso dos materiais como as peças, as cartas e a amostra do kit para a coleta do exame certamente foram bastante úteis para tornar a atividade rica e chamativa para as ouvintes, que foram bastante receptivas.De um lado temos a comunidade nos mostrando seus saberes tradicionais e do outro temos a academia levando aos usuários conhecimento científico e nesse meio de interação temos a partilha do saber. Não há um professor apenas, todos somos participantes da construção do conhecimento, passando assim a ter autonomia no processo de cuidado. É esse tipo de experiência que o PET proporciona aos acadêmicos, fazer parte do processo de mudança.Porém, um problema a ser destacados, é o espaço que não dá muitas opções para o uso de metodologias ativas para o público-alvo. Diante disso, vale ressaltar a importância do vínculo da UBS com entidades como escolas e igrejas que disponibilizem um espaço mais amplo para a realização de tais atividades. DISCURSSÃO:Como parte do ofício, a enfermagem tem como papel realizar atividades que promovam educação em saúde na comunidade, trabalhando a prevenção, promoção e reabilitação para atender as reais necessidades das populações (FERNANDES e BACKES,2010).Segundo MIRANDA e BARROSO (2004), é através da problematização que os educandos são chamados à uma reflexão sobre a realidade de forma crítica produzindo “conhecimento e cultura em um mundo e com o mundo.” É nessas horas que o ensino-aprendizagem é colocado em prática: o universitário estuda sobre determinado assunto, planeja o método que irá usar de acordo com seu público-alvo, depois ensina o que aprendeu e aprende com os ouvintes, que também têm muitas experiências para passar.Diante da pergunta sobre quem estava ali pela primeira vez- feita ao final da discussão- duas mulheres se manifestaram e uma delas era uma senhora de aproximadamente 60 anos. Ao final da apresentação, foi questionada sua opinião sobre a atividade e, com um sorriso tímido disse que gostou, pois antes ela estava com medo e ansiosa por ser a sua primeira vez ali realizando o Preventivo.As atividades educativas, têm como meta fazer com que os usuários tornem-se paulatinamente protagonistas do seu autocuidado, sendo a ação de autocuidado “a capacidade do homem de engajar-se no autocuidado.”( DIÓGENES e PAGLIUCA,2003) Esse é o maior legado que um profissional pode deixar. CONSIDERAÇÕES FINAIS:A oportunidade dos acadêmicos do PET de promoverem a atividade na UBS proporcionou não apenas mais uma vivência, mas também um pensamento crítico sobre a relevância da ação para a comunidade assistida e sobre futuras ações a serem feitas baseadas no Diagnóstico Situacional também realizado pelos acadêmicos do Programa.A Educação em Saúde promovida constantemente é uma ferramenta usada para estimular reflexão e aprendizagem para prevenção em qualquer nível de Atenção, isso gera condições modificadoras em sua área de abrangência e futuramente refletirá na demanda do atendimento e nos Diagnósticos Situacionais, proporcionando qualidade de vida aos usuários.
Palavras-chave
Educação em saúde;PET -saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a óptica da educação.