Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET/GRADUASUS NA COMUNIDADE: ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER
Karoline Gomes Broni da Silva, Karla Ferreira de Lima, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Fabiana Manica Martins, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Nayara De oliveira Bitencourt, Jardel Veloso

Última alteração: 2018-06-26

Resumo


INTRODUÇÃO:Segundo a Portaria nº 1.409, de 13 de Junho de 2007 do Ministério da Saúde, Promoção da Saúde é uma “estratégia de articulação transversal capaz de criar mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade e os riscos à saúde das populações.” Diante disso, temos as ações preventivas, que são intervenções que têm como objetivo impedir a emergência de doenças específicas, reduzindo assim sua incidência e prevalência nas populações. De acordo com o artigo de SILVA, et al (2011) sobre o Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) as mulheres são as que mais procuram pelo serviço e há um aumento de procura em função da idade (12% em 0 a 14anos, 14% em 15 a 59 anos e 23% nos acima dos 60 anos).É relevante ressaltar que a incidência de Câncer no Colo do Útero em mulheres menores de 30 anos é raro, tendo incidência maior na população de faixa etária de 45 a 50 anos (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva –INCA,2015), que segundo os dados citados acima representam apenas 14% da estimativa. Ainda conforme o INCA(2016), o Câncer no Colo do Útero encontra-se em terceiro lugar no ranking nacional de Localização Primária da Neoplasia Maligna nas mulheres com 16,340 casos- para cada 100 mil mulheres- tendo um valor de 15,85 como taxa bruta, ficando atrás apenas do câncer de mama(57,960 casos) e do câncer de cólon e reto (17,620casos), e no Amazonas essa neoplasia lidera o ranking com 680 casos. Diante dos dados, observou-se a necessidade da realização de uma ação educativa em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na qual o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde – GraduaSUS) está inserido. O PET– Saúde – GraduaSUS é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010 e visa a educação pelo trabalho, tendo como pilares o ensino-serviço-comunidade, proporcionando ao acadêmico a vivência na Atenção Primária, bem como o desenvolvimento de atividades que beneficiem os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS).OBJETIVO: Compartilhar uma experiência de Promoção e Prevenção realizada por meio do PET/GRADUASUS em uma unidade Básica de Saúde de Manaus. METODOLOGIA: A atividade foi realizada no primeiro semestre de 2017 após a realização do Diagnóstico Situacional na UBS N-57, localizada na Rua Niterói , no bairro Colônia Terra Nova, no município de Manaus – AM. Durante a espera pela consulta, as clientes foram abordadas pelos acadêmicos do PET. Após se identificarem e explicarem a atividade , foram distribuídas algumas cartas coloridas enumeradas de 1 a 10, as quais continham algumas perguntas importantes sobre o assunto.A ação educativa consistiu em um diálogo interativo onde foi falado sobre a doença, diagnóstico, tratamento, prevenção, como o Preventivo que elas iriam realizar. Utilizou-se também peças anatômicas disponíveis na Unidade, bem como uma amostra do kit de coleta do Preventivo, onde cada material foi apresentado e a função de cada um explicada.Ao final, foi solicitado a cada participante que possuía a carta que lesse a pergunta em voz alta para que qualquer uma delas pudesse responder. Entre as perguntas que estavam nas cartas coloridas tínhamos : O que é Câncer no Colo do Útero? Onde fica o Colo do Útero? Quais são os fatores de risco? O que pode acontecer se o Câncer no Colo do Útero não for tratado? Existe prevenção para o Câncer no Colo do Útero? O que é Preventivo? Qual a faixa etária ideal para a realização do exame? Com que frequência o Preventivo deve ser feito? Quais cuidados são importantes tomar antes do exame? Por que o resultado do Preventivo é importante?As perguntas foram elaboradas de forma que as clientes pudessem refletir sobre o tema e não apenas serem ouvintes na atividade. Para transformarem-se de seres passivos, a ativos no processo de aprendizagem.Como disse Paulo Freire em seu livro intitulado Pedagogia da Autonomia (1996), é a partir desse conhecimento de que  “ mudar é difícil, mas não impossível” que será possível programar nossa ação político-pedagógica independentemente do projeto em que estamos engajados.RESULTADOS:O uso dos materiais como as peças, as cartas e a amostra do kit para a coleta do exame certamente foram bastante úteis para tornar a atividade rica e chamativa para as ouvintes, que foram bastante receptivas.De um lado temos a comunidade nos mostrando seus saberes tradicionais e do outro temos a academia levando aos usuários conhecimento científico e nesse meio de interação temos a partilha do saber. Não há um professor apenas, todos somos participantes da construção do conhecimento, passando assim a ter autonomia no processo de cuidado. É esse tipo de experiência que o PET proporciona aos acadêmicos, fazer parte do processo de mudança.Porém, um problema a ser destacados, é o espaço que não dá muitas opções para o uso de metodologias ativas para o público-alvo. Diante disso, vale ressaltar a importância do vínculo da UBS com entidades como escolas e igrejas que disponibilizem um espaço mais amplo para a realização de tais atividades. DISCURSSÃO:Como parte do ofício, a enfermagem tem como papel realizar atividades que promovam educação em saúde na comunidade, trabalhando a prevenção, promoção e reabilitação para atender as reais necessidades das populações (FERNANDES e BACKES,2010).Segundo MIRANDA e BARROSO (2004), é através da problematização que os educandos são chamados à uma reflexão sobre a realidade de forma crítica produzindo “conhecimento e cultura em um mundo e com o mundo.” É nessas horas que o ensino-aprendizagem é colocado em prática: o universitário estuda sobre determinado assunto, planeja o método que irá usar de acordo com seu público-alvo, depois ensina o que aprendeu e aprende com os ouvintes, que também têm muitas experiências para passar.Diante da pergunta sobre quem estava ali pela primeira vez- feita ao final da discussão- duas mulheres se manifestaram e uma delas era uma senhora de aproximadamente 60 anos. Ao final da apresentação, foi questionada sua opinião sobre a atividade e, com um sorriso tímido disse que gostou,  pois antes ela estava com medo e ansiosa por ser a sua primeira vez ali realizando o Preventivo.As atividades educativas, têm como meta fazer com que os usuários tornem-se paulatinamente protagonistas do seu autocuidado, sendo a ação de autocuidado “a capacidade do homem de engajar-se no autocuidado.”( DIÓGENES e PAGLIUCA,2003) Esse é o maior legado que um profissional pode deixar. CONSIDERAÇÕES FINAIS:A oportunidade dos acadêmicos do PET de promoverem a atividade na UBS proporcionou não apenas mais uma vivência, mas também um pensamento crítico sobre a relevância da ação para a comunidade assistida e sobre futuras ações a serem feitas baseadas no Diagnóstico Situacional também realizado pelos acadêmicos do Programa.A Educação em Saúde promovida constantemente é uma ferramenta usada para estimular reflexão e aprendizagem para prevenção em qualquer nível de Atenção, isso gera condições modificadoras em sua área de abrangência e futuramente refletirá na demanda do atendimento e nos Diagnósticos Situacionais, proporcionando qualidade de vida aos usuários.

Palavras-chave


Educação em saúde;PET -saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a óptica da educação.