Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DIÁLOGO SOBRE RECICLAGEM COM DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTARÉM-PA
Mayana Silva dos Remédios Matos, Juliana Silva Araújo, Fábio Marcelo de Lima, Pablo Stephano Lopes da Silva, Ana Cely de Sousa Coelho, Cassiano Junior Saatkamp, Érika Marcilla Sousa de Couto, Sheyla Mara Silva de Oliveira

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação: As questões ambientais ganharam forte importância quando as pessoas começaram a perceber o quanto os recursos naturais estão impactados devido à ação do homem configurando uma crise ecológica que pode ser enfrentada através de políticas públicas. Uma destas políticas públicas é a reciclagem, definida como um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. A reciclagem tem benefícios não só ambientais, como também sociais, sanitários e até econômicos, pois através dela é possível preservar árvores, água e combater a poluição. Entretanto, para que se inicie o processo da reciclagem é importante conhecer os materiais aptos a serem reciclados (o vidro, o plástico e o alumínio), pois nem todo material descartado pode ser reciclado. Apesar da importância da reciclagem, são pouquíssimos os municípios brasileiros que realizam tal prática. Isto se torna uma preocupação devido ao aumento contínuo e destino inadequado dos resíduos sólidos no Brasil, pois os “lixões” continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos sólidos, acarretando graves prejuízos ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Diante do exposto é urgente o desenvolvimento de planos e ações que incentivem as gerações futuras às práticas educativas referentes ao cuidado e destino dos resíduos sólidos, além do processamento deste e de sua reutilização. Sendo assim, o objetivo do trabalho consistiu em orientar discentes do 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel sobre a prática da reciclagem e avaliar o grau de conhecimento dos mesmos em relação à temática. Desenvolvimento: A pesquisa em questão é quantitativa do tipo descritiva. Para alcançar os objetivos, houve uma ação na escola no município de Santarém-PA, que consistia em três etapas: Uma palestra com demonstração de materiais reciclados, realização de um quiz mediado por perguntas-respostas e aplicação de questionário contendo 7 questões para verificar o conhecimento dos discentes adquirido na ação. Os dados foram tratados no EXCEL 2010. Resultados: O público alvo contou com a participação de 54 alunos. A metodologia utilizada pelos acadêmicos se mostrou eficaz isso porque os alunos demonstraram grande interesse pelo assunto e que foi confirmado com o quiz, pois percebeu-se a captação do conteúdo repassado e que somado ao questionário pudemos notar o que eles de fato aprenderam e o que ainda precisam aprender. Na questão 1 do questionário foi feita a seguinte pergunta: Já ouviram falar sobre reciclagem? Percebeu-se que a maioria dos discentes questionados (51) revelaram em algum momento ouvir sobre o tema reciclagem, porém ainda se percebeu relatos de alunos (3) que necessitam de mais informações e desconheciam tal assunto. Na questão 2 os alunos foram instigados sobre o conceito de reciclagem. Do total de alunos questionados, 52 destes afirmaram saber definir reciclagem, e os que não chegaram a afirmar o conhecimento do conceito pelo menos também não afirmaram que não sabiam e, sim disseram que tinham dúvidas sobre a questão. Nas questões 1 e 2, os alunos demostraram um conhecimento prévio acerca do tema, outros pelo menos já ouviram falar, ou seja, o presente trabalho serviu para lapidar conhecimentos. Assim, com mais informações acerca da temática, há uma maior conscientização ambiental. A questão 3 pretende saber dos discentes se os mesmos já reciclaram. Apesar de a maioria dos estudantes (51) terem ouvido falar sobre a reciclagem pouco mais da metade disseram ter reciclado, o que remete a necessidade de oficinas para aprendizagem de como reciclar. Visto que, a outra parte dos estudantes que não reciclou não fizeram porque não sabiam como reciclar, ou não reciclaram porque não sabiam dos benefícios trazidos pela reciclagem. E que a partir do trabalho apresentado iriam realizar tal prática. Na questão 4 os alunos foram questionados sobre a disponibilidade do tema na escola, através de palestras, vídeos ou mesmo a aula convencional, se já viram trabalhos como a ação desenvolvida sobre o assunto reciclagem. De acordo com 44 alunos é um tema corrente na escola, porém ainda pouco difundido na comunidade escolar. Nota-se que na questão 3 é mínimo o número dos que já reciclaram e considerável na questão 4 quando os alunos afirmam terem de alguma forma informação de reciclagem necessitando neste caso de pôr em prática o conhecimento teórico. Diante disso, a implementação de oficinas de reciclagem seria uma ótima alternativa por ofertar uma participação mais ativa dos estudantes, além de ajudar a aprimorar e a construir conhecimentos. Na questão 5 os alunos foram questionados sobre a realização da reciclagem, se eles sabiam reciclar. Então, de acordo com os resultados o número de alunos que sabiam reciclar é maior (40) do que os que já reciclaram (31), apresentando um cenário de conhecimento maior do que a realização de fato da reciclagem, isto é, sabem, mas não fazem, o que pode estar relacionado ao desconhecimento dos benefícios e/ou não saberem o que pode ou não ser reciclado, necessitando nesse sentido, de mais informações como as implementadas nesta ação educativa ou até mesmo como já citado a realização de oficinas. Na questão 6 os alunos foram questionados sobre o conhecimento do que pode ser reciclado. Foi percebido que alunos que não sabem reciclar responderam saber o que pode e o que não pode ser reciclado. Esta questão é importante pois nem todos os objetos possuem potencial para a reciclagem como pilhas ou fraldas descartáveis por exemplo e conhecer esses resíduos inclui um dos primeiros passos para se começar a reciclar. A questão 7 indaga os estudantes a respeito dos benefícios da reciclagem, se além dos benefícios ambientais os alunos conheciam outros ofertados por este processo; a maioria disse que sim (35), embora esperávamos que esse número fosse maior, visto que é um conhecimento segundo eles, que é difundido pedagogicamente. A partir do questionário aplicado verificou-se que os alunos possuem uma noção de reciclagem, porém há ainda a necessidade de implementação de outros projetos dessa natureza. Esse conhecimento serve para o desenvolvimento da conscientização ambiental e valorização da reciclagem quanto ação positiva e de relevância na questão social, econômica e ambiental. Considerações Finais: A reciclagem no contexto escolar, exige antes de mais nada, o comprometimento de toda a sociedade, pois é um assunto que envolve toda a população. Por meio da ação foi possível analisar que as atividades geraram reflexões nos alunos, uma nova visão sobre o consumismo, o custo do lixo para o meio ambiente e seus benefícios quando este é reciclado. Além disso, observou-se a importância do discente conhecer melhor o contexto onde vive, refletindo seu papel como sujeito no mundo e que tem o dever de preservá-lo.


Palavras-chave


Educação; reciclagem; meio ambiente.