Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A escola como ambiente para educação em saúde: um relato de experiência
Ewerton Beckman dos Reis, Andressa Fabiana Ferreira Fonseca, Glauciane Gomes da Silva, João Eduardo Barros Branco, Kessia Karoline dos Santos Botelho, Victor Assis Pereira da Paixão, Hilma Solange Lopes Souza, joão Otávio Pinheiro Borges

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria denominada mycobaterium tuberculosis ou bacilo de Koch, considerada um problema de saúde pública, acometendo principalmente países subdesenvolvidos. Estima-se que um terço da população mundial esteja infectado com o bacilo. Há um esforço entre os países latino americanos contra a presença dessa doença, contudo, é preciso intervenção multisetorial e interdisciplinar para o controle efetivo do problema diante dos seus determinantes. O Brasil faz parte de grupo de 22 países que são responsáveis por 80% dos casos e ocupa a 16ª colocação mundial em número de casos. A escola, frente a essa situação, tem papel fundamental em divulgar informação sobre politicas publicas de saúde e desenvolver no individuo o desejo de manter hábitos saudáveis. Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem a educação para a saúde como tema transversal a ser abordado fora do biologísmo, respeitando as especificidades de cada faixa etária e trazendo uma abordagem fora do modelo tradicional. Dentro desse contexto, a enfermagem entende o processo de saúde como algo complexo e deve exercitar na sua pratica uma relação horizontal entre o educador e o educando. O enfermeiro como agente de promoção em saúde precisa utilizar técnicas didáticas para ampliar a noção do conjunto dos determinantes de ser saudável e estimular a participação social para o controle da tuberculose. Objetivo: relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem, na realização de atividade de educação em saúde, com a temática Tuberculose, almejando a compreensão do público sobre seus sinais e sintomas, transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção. Descrição da experiência: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de uma atividade em educação em saúde com a temática Tuberculose, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, localizada no estado do Pará, município de Belém, bairro do Guamá. A atividade foi organizada por acadêmicos de enfermagem do 7º período da Universidade Federal do Pará, Matriculados no modulo Enfermagem em Saúde Coletiva e teve como participantes alunos do 9º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 14 a 17 anos. Os recursos áudios visuais foram produzidos em Microsoft PowerPoint, após a revisão de literatura por meio de artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A escolha do tema se deu após contato com a direção para verificar quais assuntos eram relevantes para o grupo de acordo com a percepção dos professores. O relato da existência de histórico de tuberculose em alunos da instituição foi determinante para iniciarmos nossas atividades com a escolha do tema. Antes do dia da atividade, foi realizado na turma um pequeno questionamento sobre como a turma gostaria que fosse abordado o tema. A atividade ocorreu dia 25/11/2017, às 10 horas. Foi desenvolvido um plano de ação levando em consideração o tempo de disponibilidade da turma e metodologias dinâmicas de participação. Plano de ação: a atividade foi dividida em três momentos e tinham como objetivos específicos: 1- Apresentar ao publico por meio de metodologias ativas questões voltadas para a transmissão, sintomatologia, diagnostico, tratamento e prevenção de forma clara; 2- Utilizar estratégia de avaliação dos conteúdos abordados, para mensurar o nível de efetividade da ação na turma selecionada. No primeiro momento foi realizada uma palestra semiestruturada, para que a temática fosse discutida (transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenções), onde os participantes tiverem a possibilidade de fazer perguntas e pedir alguns esclarecimentos acerca do tema. Nesse espaço foi esclarecida a importância de todos terem recebido a dose da vacina BCG, assim como a necessidade de manter a casa sempre arejada. No segundo momento, foi reproduzido um curta-metragem disponível no Youtube para reforçar algumas das questões trabalhadas no primeiro momento. No terceiro momento foi realizado um quiz, com perguntas voltadas para os assuntos abordados nas duas primeiras etapas (transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção). Para chamar a atenção do público para essa dinâmica os participantes foram subdivididos em duas equipes e aos ganhadores seria ofertada uma premiação, no entanto o objetivo real dessa dinâmica era através das respostas saber o entendimento dos participantes sobre a temática. Resultados e discussões: atividades de educação em saúde têm por objetivo inserir profissionais ou acadêmicos da área da saúde na comunidade, para através da discussão, da orientação e da troca de experiências, contribuir para sua autonomia no processo saúde e doença. Nessa perspectiva ao se trabalhar com a temática tuberculose dentro da escola, se faz necessário construir e não reproduzir conhecimento, permitindo o aprendizado mutuo e a participação de todos no cuidado e no controle da doença. A atividade educativa foi bem recebida pelos alunos da escola, visto a compreensão desses sobre a gravidade da doença e por já existirem registros de casos em alunos da instituição, dessa forma foram dispostos em círculo para facilitar a comunicação e incentivar sua participação. Durante a exposição tema, foram realizadas muitas perguntas relacionadas a transmissão da doença, constatando a estigmatização da mesma, duvidas essas que foram esclarecidas pelos acadêmicos, que trouxeram também a discussão da sintomatologia, diagnóstico, tratamento e prevenção. Para avaliar o entendimento dos alunos participantes da atividade, que objetiva que os alunos tivessem autonomia no cuidado e prevenção da tuberculose, foi proposto um Quiz (jogo de perguntas e respostas). Essa dinâmica foi bem recebida e todas as perguntas propostas foram respondidas com êxito pelos alunos, demonstrando que os conceitos e informações repassadas foram bem compreendidos. Considerações finais: A execução de ações de educação em saúde pode ser considerada de fundamental importância para construção de um processo de fortalecimento do autocuidado e da prevenção da saúde, contribuindo para o controle de doenças infectocontagiosas de importância para saúde pública, como é o caso da tuberculose. A união da escola com os acadêmicos permitiu vivenciar a realidade dos estudantes e compreender o jeito que relacionam o processo saúde-doença. Além disso, o contato com os profissionais da escola permitiu um elo confiável para futuras ações na instituição. Ademais, o desenvolvimento dessas ações tem um caráter desafiador e requer um planejamento estratégico para escolha de metodologias que chamem a atenção do público e sejam efetivas no que desrespeita seus objetivos, contribuindo para desconstrução de um modelo biomédico hegemônico centrado na doença e trazer o sistema de saúde com foco para ações de promoção a saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Tuberculose;