Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Regiane Camarão Farias, Fernando Kleber Martins Barbosa, Diully Siqueira Monteiro, Lidiane Assunção de Vasconcelos, Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Jaquelini Prinheiro Moraes

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


 

Apresentação: Nos últimos anos, novas metodologias de ensino-aprendizagem têm surgido. Dentro destas, as metodologias ativas permitem uma relação horizontal entre educador e educando. Nessa perspectiva, este estudo visa descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no uso de metodologias ativas como estratégia do ensino da participação popular e do controle social em sala de aula. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, que se deu por meio de uma atividade da disciplina “Políticas Públicas e programas de Saúde”. Nessa atividade, foi dado, previamente, para um grupo da turma o comando de pesquisar sobre o controle social e a participação popular. Com isso, a abordagem trazida pelo grupo se deu em uma metodologia diferenciada, na qual este grupo ficava no centro, em circulo, e o restante da turma ficava em volta, formando um circulo maior. A turma, primeiramente, observou a discussão trazida pelo grupo sobre: a história e a importância do controle social e da participação popular, além de sua construção como princípio e diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o papel dos conselhos e conferências de saúde na consolidação do SUS. Após isso, foi realizada uma avaliação, de modo que as pessoas da roda maior puderam fazer perguntas sobre o tema e manifestar as potencialidades e fragilidades do grupo expositor. É valido ressaltar que a docente apenas facilitou o espaço em questão, de modo que os estudantes compuseram o elemento principal (protagonistas) do processo, atuando na exposição, discussão e avaliação. Resultados: Com a metodologia utilizada, foi possível estabelecer uma relação de ensino e aprendizado no qual o educando é o fator principal, um ser ativo no processo. Fato esse que potencializa a discussão e formação de pensamentos críticos e reflexivos sobre o assunto abordado, no caso “controle social e participação popular” no SUS. De modo que, através de um processo de dialógico, pode-se perceber o modo de funcionamento e a real importância dos conselhos e das conferências de saúde. Considerações Finais: A disciplina de “políticas públicas e programas de saúde” por ser mais discursiva e não tecnicista não tem a sua valorização por alguns acadêmicos, os quais não vislumbram a real importância dos conhecimentos perpassados nesta, como o controle social e a participação popular. No entanto, o uso das metodologias ativas tem se mostrado cada vez mais interessante e atrativo, pelo aspecto de tornar o estudante ator principal em seu processo de ensino e aprendizagem

Palavras-chave


Metodologia; Sistema Único de Saúde; Políticas Públicas