Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-15
Resumo
Introdução: A disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I, aborda conteúdos referentes às Ciências da Enfermagem. Neste tópico de estudo, incluem-se os Fundamentos e Assistência de Enfermagem que contemplam os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do enfermeiro pautado nas regras técnicas e nos pressupostos humanos, éticos e legais da profissão. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem frente à prática assistencial, durante a realização da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a referida disciplina, desenvolvida no segundo semestre de 2017, por acadêmicos do 4° período do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Resultados: A disciplina em questão tem como objetivos: conhecer e executar os procedimentos básicos de Enfermagem, baseados em evidências cientificas, necessárias ao desenvolvimento dos cuidados ao paciente, família e comunidade, relacionados aos aspectos psicológicos, físicos, sociais e espirituais; incentivar a criatividade e a sensibilidade referente ao cuidar; desenvolver o relacionamento enfermeiro-paciente, como componente essencial na arte do cuidar; contribuir para que a formação seja voltada para a prática sempre observando os preceitos técnico-científicos, humanos e éticos, estabelecendo um relacionamento terapêutico e, consequentemente, humanizando a assistência de enfermagem. Para o alcance dos objetivos da disciplina, o processo de ensino e aprendizagem, foram implementadas aulas teóricas e práticas, tanto em sala de aula, laboratório de enfermagem e simulação, Serviços de Pronto Atendimento e contexto hospitalar, sob supervisão das professoras da referida disciplina. A atuação nesses cenários possibilitou a oportunidade de um contato maior com o paciente colocando em prática o conteúdo teórico discutido na disciplina. Vale ressaltar que a inserção do discente no campo da prática foi um momento de adaptação, principalmente nas relações comportamentais, no trabalho em equipe e no desenvolvimento de habilidades e competências para o processo de cuidar de pessoas portadoras de agravos de baixa e média complexidade. Conclusão: A vivência, principalmente, em ambiente hospitalar foi inestimável, pois, ao cursar a disciplina, o acadêmico deu os primeiros passos nas práticas do cuidar. Porém, como era esperado, pôde-se observar certa dificuldade de adaptação frente à prática assistencial devido à complexidade do ambiente hospitalar, pois, mesmo havendo consistente fundamentação teórica, o cenário assistencial requer do acadêmico, atributos como proatividade, iniciativa, criatividade, responsabilidade e compromisso.