Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-18
Resumo
Apresentação: A formação dos hábitos alimentares advém da infância e incluem determinantes internos e externos. Ao considerar que as crianças estão sendo colocadas cada vez mais cedo e num período maior de tempo em instituições de educação infantil é ressaltada a responsabilidade conjunta dessas unidades com as famílias para a construção de boas práticas em saúde. Em vista disso, o objetivo do estudo foi relatar a experiência de docentes e discentes do curso de graduação em Enfermagem em uma ação destinada aos pré-escolares de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI). Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência referente à ação educativa sobre alimentação saudável, desenvolvida por docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XII, com pré-escolares em uma UMEI no município de Santarém, estado do Pará, no mês de outubro de 2015, mediante solicitação de parceria da Unidade para com a Universidade. Resultados e/ou impactos: Durante a ação educativa foi enfatizado que o saudável também pode ser divertido, desse modo, cada criança teve a oportunidade de montar seu próprio “palito saudável”, a partir da oferta de frutas cortadas em pedaços e da farinha de aveia para ser misturada com as frutas, além disso, foram utilizados fantoches para estabelecer a comunicação com as crianças através de histórias que retratavam os efeitos da carência ou do excesso de determinados alimentos. Percebeu-se a participação e o entusiasmo das crianças durante toda a ação realizada, ressalta-se também que a oportunidade das crianças de prepararem seu próprio alimento saudável influencia positivamente no seu consumo alimentar. Considerações finais: As atividades efetuadas colaboraram para a construção de bons hábitos alimentares nas crianças, visto a sua importância para o desenvolvimento e crescimento infantil, além de representar um dos fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta. Ademais, é notado que a unidade procura exercer sua função na construção de boas práticas em saúde nas crianças através de parcerias com a universidade.