Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: A VALORIZAÇÃO DO SENSO COMUM NO PROCESSO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: A Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) é a representatividade máxima dos estudantes de enfermagem no Brasil. Além disso, a ENEEnf deve promover regularmente encontros e congressos, afim de fortalecer a base estudantil. Um desses congressos é o Encontro Regional de Estudantes de Enfermagem do Norte (EREEN). Sua 17ª edição foi realizada na capital paraense, na Universidade Federal do Pará. O Encontro veio debater a importância da formação político-social dos estudantes de enfermagem, possibilitando um acúmulo de conhecimento sobre as áreas e instigando ao empoderamento critico reflexivo. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma roda de conversa realizada no evento. DESENVOLMENTO DO TRABALHO: O XVII EREEN foi realizado no mês de novembro de 2016 na UFPA. Ele fez com que ocorressem diversas conversas a respeito dos desafios que a enfermagem enfrenta para realizar uma assistência de qualidade. Entre estes, pode-se destacar a roda de conversa que ocorreu sobre a Educação Popular que tinha como objetivo abordar sobre como a saúde, a cultura, a espiritualidade e a sabedoria popular podiam somar no saber cientifico. A roda de conversa teve como facilitada uma representante de comunidade tradicional de matriz africana. RESULTADOS: A partir da roda, que teve como abrangência de 88 encontristas, pode-se observar que a maioria destes tinha um conhecimento prévio de várias formas de saberes populares, mas não conheciam a importância do mesmo para a prática profissional. Além disso, foi possível trazer os saberes do cotidiano dos encontristas, envolvendo-os nas discussões de modo ativo e possibilitando-lhes a ampliação de seus conhecimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A roda permitiu o diálogo entre os saberes popular e o científico pelos acadêmicos sobre a saúde dos usuários, de modo que estes tiveram a oportunidade de exporem seus saberes por meio de relatos. Acredita-se que os acadêmicos e profissionais da saúde necessita-se voltar mais aos saberes populares que fazem parte da vida e da cultura dos usuários. No entanto, na maioria das vezes esses profissionais não reconhecem tais saberes e acaba ignorando-os. Neste sentido, o diálogo se constitui de um instrumento fundamental para o reconhecimento e a valorização destes conhecimentos.
Palavras-chave
Medicina Popular; Terapias Complementares; Enfermagem