Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
1 MOSTRA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Josemary ramos

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


 

1 MOSTRA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE ROSÁRIO DO CATETE

 

O munisípio Rosário do catete-se, realizou neste mês de setembro de 2017, nos dias 15 e 16 a I Mostra de Vigilância em Saúde. O projeto teve como objetivo, levar conhecimentos em educação e saúdem á população. Tendo como base de ensino e amostragemas, prática e servição de vigilância em saúde.

" Vigiância em Saúde tem como objetivo, a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populções que vivem em determinados territórios, garantindo a inttegralidade da atenção, o que inclue tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde,( IDEIASUS,Fiocruz)."

O evento se deu com aparticipação das equipes que compõem a Vigilância em Saúde, e convidados como:Cruz Vermelha do Brasil e MOPES. Assim como o tema diz, foram amostrado materias impessos educativoa voltados para a sáude epidemiológica e sanitária, instumentos de trabalho de campo e laboratóriais,as instituições voluntárias apresentaram serviços de atendimento oa púlblico,com práticas intregativa e serviços basicos ambulatoriasis ( aferir pressão, glicemia, ) além da distribuição de repelentes contra o mosquito da dengue, para população carente e acamados. Foam distribuidos 500 repelente para a papulação do povoado Siririzinho, município de Rosário do Catete.

Foram abordados temas relevantes á saúde ambiental, epidemiológica e sanitária, com assuntos relacionados a realidade od território visando melhorias na sáude da população. a vigilância sanitária trabalhou com a temática de higiene doa alimentos, tratamento da água para consumo, uso de cosméticos e saneantes. a vigilância epidemiológica trabalhou os agravos endêmicos: dengue zika e chikungunya, leishimaniose, esquistossomose, zoonose, animais peçonhentos,  doenças infécto contagiosas (tuberculose, hanseníase) síflis congênita, HIV/AIDS. Destribuição de preservativos masculinos e femininos, prtáticas integrativas:massoterapia, rezas, ervas medicinais, acupuntura.

A ação teve um total de 10 horas , sendo estas distribuidas em dois dias, com a participação dos agentes de endemias, fiscais de vigilância sanitária, coordenadores, diretores e técnicos da vigilância em saúde.

 

 


Palavras-chave


Educação; Saúde; Ambiente